Consolidados e presentes desde o início do futebol brasileiro, os estaduais foram fundamentais para o crescimento e desenvolvimento do nosso amado esporte bretão no país.
Com o passar dos anos e com a criação de torneios mais atrativos e mais competitivos como a Libertadores e o Brasileirão, perderam bastante valor, mas sobrevivem até hoje e ocupam boa faixa do calendário do futebol nacional. É a maior base de sustento da maioria dos clubes brasileiros (dos clubes pequenos, principalmente).
Listamos os maiores campeões desses torneios que amamos odiar, falar que não valem nada, mas que comemoramos muito quando nossos times vencem.
Atualizado em 13 de fevereiro de 2016.
**Consideramos como “Campeonato Carioca” o Campeonato Estadual do Estado da Guanabara (1906–1979) e o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro (1979-atualmente).
***O Campeonato Fluminense foi extinto em 1978 com a unificação do Estado da Guanabara e o Rio de Janeiro.
Gurupi-TO, Gama-DF e Operário-MT são os únicos times fora das capitais de seus respectivos estados (e distrito, no caso do Gama) que figuram entre os maiores campeões de cada estadual.
O Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, chamado pela mídia de “Campeonato Carioca”, e o Campeonato Pernambucano são os únicos dos 27 estaduais vigentes que nunca tiveram um time de fora da capital a levantar um caneco.
Já o recordista de títulos estaduais é o ABC, que foi campeão potiguar por 52 vezes, levando o título em mais da metade dos campeonatos disputados.
Achados & Perdidos: Veja o golaço de Dorival Júnior, aniversariante hoje, pela Matonense
25/04/2025Olhos no retrovisor: Relembre o comercial bem humorado protagonizado por Felipe Massa, que completa 44 anos
25/04/2025Sicredi promove confraternização em São Paulo com a presença de Milton Neves
25/04/2025Saudade: Há seis anos morria Dirceu Krüger, grande ídolo do Coritiba
25/04/2025O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Varginha-MG
25/04/2025