Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin participam da sexta etapa do Mundial no próximo final de semana

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin participam da sexta etapa do Mundial no próximo final de semana

A dupla brasileira Reinaldo Varela (piloto) e Gustavo Gugelmin (navegador), estará em ação entre os dias 18 e 20 de julho, sexta etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country, o Baja Aragón, na Espanha.

Aragón é o mesmo local em que a dupla competiu na conquista do Mundial em 2012, mas agora em outro roteiro, e também por outra categoria, a T1, diferente em relação àquela ocasião, a T1.

"A ideia de a gente estar correndo na Espanha depois daquela conquista de 2012 é usar esta prova como último treino para o Rally dos Sertões, que é o nosso principal foco para 2014. E, claro, serve para nos ambientarmos cada vez mais com as provas do Mundial para chegar em 2015 conhecendo bem todos os circuitos", relata Varela, bicampeão mundial de Rally Cross Country.

O navegador Gustavo Gugelmin fez uma avaliação do tipo de terreno da etapa espanhola, semelhante ao encontrado no interior de São Paulo, nas áreas canavieiras.

"Este ano a prova será em outro roteiro, com um terreno totalmente diferente daquela vitória em 2012. Na verdade, naquele ano corremos na categoria T2 e agora estamos na T1, que é um nível superior, um carro totalmente diferente. A navegação é a mesma, a sensibilidade com o carro e com a prova é a mesma, mas num outro nível. Mas o Reinaldo tem sempre a expectativa de andar entre os três primeiros, que é o que estamos tentando fazer neste Mundial. O piso é do tipo do interior de São Paulo, naquelas regiões de plantação de cana. É de terra batida seca, dura, em que dá pra andar rápido. É um trajeto gostoso e prazeroso. Geralmente o Reinaldo e eu nos damos muito bem neste tipo de piso", pondera Gugelmin.

Os competidores do Baja Aragón 2014 se deslocarão entre as províncias de Teruel e Zaragoza em um percurso de aproximadamente 700 quilômetros. No sábado (19) será duas especiais, uma com 116 quilômetros e outra com 248 quilômetros, repetidas no domingo (20).

"O Mundial este ano está bem difícil. Começamos bem, com um terceiro lugar e depois tivemos duas quebras consecutivas, um quinto lugar e deixamos de participar da etapa do Egito. O objetivo do título está difícil, pois os líderes participaram e pontuaram em todas as provas", finalizou Gugelmin, referindo-se ao oitavo lugar ocupado pela dupla no Mundial, com 46 pontos. Os líderes do certame são os russos Vladimir Vasilyev e Konstantin Zhiltson, com 159 pontos.

A dupla brasileira compete na temporada de 2014 com o apoio de Divino Fogão, Blindarte, Temp Clea, Tecmin, Ibis e Itamotors.

Foto: Marian Chytka/Divulgação

Classificação do Campeonato Mundial:

1º   Vladimir Vasilyev (Russia)/Konstantin Zhiltson (Russia), 159;
2º   Yazeed Al-Rajhi (Arábia Saudita)/Timo Gottschalk (Alemanha), 120;
3º   Nasser Al-Attiyah (Catar)/Mathieu Baumel (França), 102;
4º   Marek Dabrowski (Polônia)/Jacek Czachor (Polônia), 82;
5º   Miroslav Zapletal (República Checa)/Maciej Marton (Polônia), 68;
6º   Adam Malyz (Polônia)/Rafal Marton (Polônia), 66;
7º   Erik Van Loon (Holanda)/Wouber Rosegaar (Holanda), 48;
8º   Reinaldo Varela (Brasil)/Gustavo Gugelmin (Brasil), 46;
9º   Boris Gadasin (Rússia)/Alexsei Kuzmich (Rússia), 27;
10º Yury Sazonov (Casaquistão)/Arslan Sakkhimov (Casaquistão), 25.

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time