Significado dos gestos pode ser uma simples brincadeira ou conotar incentivo à agressão

Significado dos gestos pode ser uma simples brincadeira ou conotar incentivo à agressão

Tudo é festa para a torcida do Flamengo neste final de temporada. O time deve ser campeão brasileiro, e vai disputar a final da Copa Libertadores, dia 23, contra o River Plate.
 
E, em clima de festa, tudo aparentemente pode ser permitido e/ou consentido, como o gesto de “degola” que alguns jogadores usam para festejar os gols do rubro-negro. A torcida vai ao delírio.
 
Até as crianças são incentivadas a imitar o tal gesto de “degola”, que, a rigor, não deixa de ser uma incitação à violência. Para a maioria, é algo muito engraçado e bem humorado. “Faz parte do futebol”, dizem.
 
Mas significado dos gestos pode mudar em diferentes culturas, podendo ser uma simples brincadeira ou conotar ameaça/agressão, ensejando reações sociais de desagrado e até mesmo imputação criminal. 
 
Recordem-se, por exemplo, que o próprio Flamengo já foi punido pela Conmebol, em 2018, por causa de atitudes agressivas dos seus torcedores, num jogo com o Independiente, pela Libertadores. O clube teve de fazer dois jogos com os portões fechados na mesma competição, além de pagar uma multa de 300 mil dólares (R$ 1,2 milhão, aproximadamente).
 
LEMBRA A “ARMINHA” DOS BOLSONARISTAS
 
Durante a campanha eleitoral, o então candidato Jair Bolsonaro  apareceu em público aparentemente estimulando o uso de armas por crianças, fato de incontestável infringência ao Estatuto da Criança e do Adolescente. 
 
Nos EUA, por exemplo, o gesto com as mãos fazendo arma conota ameaça, e a depender da circunstância, poderá inscrever-se em algum dispositivo previsto nos regimentos penais.
 
O gesto que estimula “degola” nunca deveria ser estimulado, especialmente às crianças.
 
Clique AQUI e compare os dois gestos.
 
LEIA TAMBÉM NO BLOG DO MARCONDES
 
As manchetes dos jornais desta 2a feira
 
CONTROLE REMOTO - o que você pode ver hoje na TV
 
Os números de Fernando Diniz em Campeonatos Brasileiros são de cortar o coração
 
Sampaoli pede Valdivia no Santos em 2020. Será o fim dos Meninos da Vila?

Últimas do seu time