Nem Inter nem Grêmio.
O primeiro campeão gaúcho foi o Brasil de Pelotas, em 1919.
E disputar a única partida que decidiu o pioneiro Campeonato Gaúcho não foi uma tarefa fácil para a equipe xavante, que aparece em sua formação de jogo na imagem acima.
A delegação do Grêmio Esportivo Brasil, o Brasil de Pelotas, enfrentou uma viagem de 16 horas em um navio a vapor (o Itaberá) para chegar a Porto Alegre, onde enfrentou o Grêmio no dia 9 de novembro de 1919, fundado oito anos antes.
A partida foi realizada no Estádio da Baixada, no bairro Moinhos de Vento, na capital gaúcha. Três mil torcedores viram o Brasil golear o Grêmio por 5 a 1.
Ficha técnica:
Brasil de Pelotas:
Frank; Nunes e Ari Xavier; Floriano, Pedro e Babá; Farias, Ignácio, Proença, Alberto e Alvariza.
Grêmio:
Demétrio; Pinto e Ary; Chiquinho, Dorival e Assumpção; Gertum, Lagarto, Máximo, Meneghinu e Bruno.
Gols: Proença (3), Alvariza e Ignácio para o Brasil de Pelotas. Máximo marcou o gol do Grêmio.
A conquista do Brasil de Pelotas acabou sendo a única no estadual.
Na década de 50 o clube rubro-negro chegou perto, sendo vice-campeão por três anos consecutivos: 1953/54/55, perdendo as finais para Inter, o extinto Renner e novamente o Inter, respectivamente.
Em 1983 o Brasil de Pelotas disputou sua última final gaúcha, e novamente "bateu na trave", sendo derrotado na decisão pelo Internacional, que contava com Dunga, Mauro Galvão, Benitez, Geraldão e Rubén Paz, entre outros.
Na atual temporada. a equipe terminou o Gauchão (que será decidido no próximo domingo, no Gre-Nal), em terceiro lugar.
Embora há quase cem anos sem levantar a taça do Campeonato Gaúcho, o Brasil de Pelotas pode se vangloriar de nunca ter perdido uma decisão estadual para o Grêmio.
Com informações de colecionadorxavante.com
O histórico troféu do Brasil de Pelotas, conquistado pela equipe xavante em 1919, ano do primeiro Campeonato Gaúcho. Foto: colecionadorxavante.com
O Brasil de Pelotas foi finalista do Gauchão em 1954, mas perdeu a decisão para o extinto Renner. Em pé, da esquerda para a direita: Galego (técnico), Suli, Tibirica, Seara, Jari, Miguel, Dario, Oswaldo, Duarte e Caruccio. Agachados: Nenê, Gitinha, Murtosa (tio de Flávio Teixeira, o Murtosa, auxiliar de Felipão), Caizé, Negrito, Bentinho, João Borges e Joaquinzinho. Foto: colecionadorxavante.com
Equipe do Brasil de Pelotas na decisão do Gauchão de 1983, último ano que a equipe disputou uma final. Na ocasião, o Inter foi o campeão. Foto: UOL
Olhos no retrovisor: Único campeão post mortem da F1, Jochen Rindt nascia há 83 anos
18/04/2025F1: Norris lidera a sexta-feira em Jedá; Bortoleto tem um dia para esquercer
18/04/2025Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves visitou a Couromoda, com Neto e Denilson Show
18/04/2025Relembre o último Gre-Nal disputado por Danrlei, que completa 52 anos
18/04/2025Saudade: Há oito anos morria Kaneco, o inventor da "carretilha" no futebol
18/04/2025