UOL - O melhor conteúdo
Escocês era o favorito ao tricampeonato em 1968

Escocês era o favorito ao tricampeonato em 1968

Apontado como um dos maiores pilotos de todos os tempos, o escocês Jim Clark morreu há exatos 48 anos, quando disputava uma prova de Fórmula 2 no circuito alemão de Hockenheim, em 7 de abril de 1968.

Seu carro chocou-se contra uma árvore e Clark teve morte instantânea. A causa mais provável: um pneu furado.

Nas décadas de 60 e 70 era muito comum os pilotos já estabelecidos na F1 disputarem provas em categorias inferiores, caso da F2, que acabou vitimando Clark, que havia conquistado dois títulos na F1, em 1963 e 1965.

Nome de absoluta confiança de Colin Chapman, chefe da Lotus, equipe pela qual competiu durante toda sua carreira, desde que estreou, em 1960, Clark era o favorito absoluto ao título de 1968, onde havia vencido a prova de abertura do campeonato, o GP da África do Sul, em Kyalami.

Sem Clark, a disputa ficou concentrada entre três pilotos: Graham Hill (companheiro de Clark na Lotus); Jackie Stewart (Matra) e Denny Hulme (McLaren-BRM). Hill terminou como campeão (48 pontos). Stewart foi o vice e Hulme o terceiro colocado, com 36 e 33 pontos, respectivamente.

Para o lugar de Jim Clark foi contratado o suíço Jo Siffert, que terminou a temporada em sétimo lugar, ano em que venceu pela primeira vez na F1, o GP da Grã Bretanha, em Brands Hatch, mesmo lugar em que acabou morrendo três anos depois, em 1971, ano em que conquistou sua segunda e última vitória na F1, em Österreichring, na Áustria.

Antes de chegar à Fórmula 1, Clark obteve 50 vitórias em ralis, subidas de montanha e com carros de turismo e esportivos, mostrando uma habilidade que impressiovava até os mais experientes pilotos de sua época.

As histórias incríveis envolvendo a habilidade de Clark conduzir os carros são muitas, uma delas, dá conta de um teste que o escocês fazia com a Lotus. Colin Chapman observava Clark em uma tomada de curva, e assim que retornou aos boxes, Chapman disse que seu carro saía de traseira e pediria aos mecânicos para corrigir a suspensão, ao que Clark rebateu:
 
"Deixe como está, eu me adapto à maneira como o carro está reagindo", disse Clark.
 
arq_96092
 
Carro de Jim Clark após o acidente fatal, em 7 de abril de 1968. Foto: reprodução
 
arq_96087
 
Nas ruas do Principado de Mônaco, durante o GP de Mônaco de 1962, palco da primeira de suas 33 poles na Fórmula 1, com Lotus-Climax V8. Foto: Divulgação
 

Últimas do seu time