Amaury Antônio Pasos, um dos grandes nomes da história do basquete brasileiro, bicampeão mundial (1959 e 1963), morreu nesta quinta-feira (12), aos 89 anos. A causa da morte do grande atleta brasileiro ainda não foi revelada.
Nascido na capital paulista em 11 de dezembro de 1935, Amaury mudou-se para a Argentina com apenas cinco anos. Por lá, teve seu primeiro contato com os esportes, quando se dividia entre praticar a natação e o basquete.
Chegou a atuar em times argentinos, mas iniciou sua carreira mesmo quando retornou ao Brasil, defendendo o Clube Atlhetico Paulistano. Começou a ganhar destaque no esporte ao se transferir para o Clube de Regatas Tiête.
O Ala-pivô passou depois pelo tradicional Esporte Clube Sírio, e em seguida foi contratado pelo Corinthians, onde, ao lado de Wlamir Marques, René, Ubiratan e Rosa Branca, formou uma das equipes mais vitoriosas do basquete nacional. E foi no clube do Parque São Jorge onde Amaury encerrou sua carreira profissional, no ano de 1972.
Amaury marcou época na seleção, fazendo parte do grupo que melhor representou e mais conquistou títulos para a equipe brasileira. Foram dois Mundiais, em 59 e 63; duas medalhas olímpicas de bronze, em 60 e 64; quatro Campeonatos Sul-Americanos; entre tantos outros resultados expressivos daquele ótimo time do Brasil.