por Marcos Júnior
O jornalista e publicitário Milton Neves recebeu o Título de Cidadão do Recife, em solenidade realizada na Câmara Municipal do Recife, na última sexta-feira, 2.
O título recifense foi proposto pelo vereador Antônio Luiz Neto (PTB), que justificou a homenagem dizendo que "nascer em uma cidade é uma questão de destino, mas exaltar uma cidade é uma questão de escolha", referindo-se ao apreço de Milton Neves pelo Recife.
O vereador Antônio Luiz Neto também lembrou o carinho de Milton Neves para com o Náutico (que ele reverencia como um dos maiores clubes brasileiros), o Sport (único campeão brasileiro de 1987) e o Santa Cruz, clube atualmente na Série D, que o jornalista sempre enaltece em suas tribunas, na tevê, rádio, site e jornal.
Milton, emocionado com a homenagem e a presença de torcedores do Santa Cruz, agradeceu ao presidente da Câmara, Jurandir Liberal (PT), e a todos os vereadores pela recepção e concessão do título, e acrescentou:
"Atualmente, só o Santa Cruz é capaz de colocar 60 mil torcedores em um estádio. E já está na hora da grande mídia valorizar o futebol do nordeste e norte do país. As duas regiões já cansaram de ficar de fora", ponderou Milton Neves em seu discurso, que aproveitou a viagem para participar do lançamento do "Ninho das Cobras", novo e moderno centro de treinamento do Santa Cruz.
Após as fotos, veja o discuso proferido pelo vereador Antônio Luiz Neto, na outorga do Título de Cidadão do Recife a Milton Neves.
Milton, com o Título de Cidadão do Recife, ao lado de vereadores
Sabino, ex-jogador do Santa Cruz, ao lado de Milton
Execução do Hino Nacional Brasileiro
Medalha outorgada a Milton Neves
Os amigos recifenses registraram seus nomes para homenagear o jornalista Milton Neves
DISCURSO PROFERIDO PELO VEREADOR ANTONIO LUIZ NETO NA SOLENIDADE DE ENTREGA DO TÍTULO DE CIDADÃO DO RECIFE AO JORNALISTA MILTON NEVES FILHO
Nascer numa cidade é uma questão de destino, porém exaltar uma cidade é uma questão de escolha. O que não quer dizer que uma coisa seja excludente da outra, tampouco que o contrário não seja verdadeiro. Haja vista que é comum aos filhos de uma cidade também exaltá-la, embora nem todos o façam. Há até mesmo aqueles que diminuem a sua cidade ou dela se acanham, vindo a estabelecer laços afetivos e de admiração com outras cidades que não a sua cidade de origem.
Partindo da premissa e da constatação absolutamente verdadeira de que é possível se ser um filho afetivo de uma cidade sem se ter nela nascido, é que a Casa de José Mariano costuma contemplar com o título de Cidadão do Recife todo aquele que, embora nascido em outra cidade, nem por isso deixa de ser recifense de coração: de acordo com o que é capaz de atestar as suas palavras e os atos praticados em forma do mais pleno reconhecimento e valorização da Cidade do Recife e das suas instituições; das suas paisagens e encantos, da sua cultura e da sua gente, dos seus costumes e modos de ser, das suas preferências e paixões tantas.
Esse é o caso do jornalista Milton Neves Filho. Nascido na cidade de Muzambinho, Minas Gerais, residindo e atuando profissionalmente em São Paulo, desde o início da década 70, tem feito das várias mídias esportivas em que atua- rádio, jornal, televisão, revista e internet ? importantes espaços de divulgação, promoção e exaltação do futebol pernambucano. De maneira extensa e de forma intensiva. E, também, de um modo jamais visto na imprensa esportiva brasileira. Tudo de forma natural e espontânea, fruto do elevado senso de
responsabilidade profissional e do extraordinário compromisso ético com que exerce a sua profissão.
Há décadas, por exemplo, que o jornalista Milton Neves Filho propaga para todo o Brasil que o Clube Náutico Capibaribe é um dos maiores clubes desse país ? e que a equipe do Náutico que se consagrou hexa-campeã pernambucana e vice-campeã brasileira foi uma das melhores equipes do futebol brasileiro que ele já viu em ação, em todos os tempos.
Há décadas, também, que ele afirma, na absoluta contramão do que atestam os seus colegas do eixo Rio- São Paulo, ser o Sport Clube do Recife o verdadeiro e único campeão brasileiro de 1987. Essas duas ocorrências, por si só, já justificariam a outorga do título de Cidadão do Recife ao citado jornalista.
Mas, o jornalista Milton Neves Filho tem feito ainda muito mais na valorização das instituições esportivas da Cidade do Recife. De dezembro do ano passado para cá, ele assumiu a causa do Santa Cruz Futebol Clube: Esse outro extraordinário patrimônio esportivo do futebol pernambucano e nacional, mas, que, integrava a Série D do futebol brasileiro. De forma sistemática, semana após semana, mês após mês, não há uma inserção sua na mídia nacional em que ele não exalte, de variadas formas, o Santa Cruz Futebol Clube: os seus feitos e sua glória, a sua força e a sua pujança. Esses seus gestos enchem de orgulho a Nação Coral. Especialmente, levando-se em conta a posição adversa que o Santa Cruz ocupa, embora esteja arduamente lutando para sair da situação desfavorável em que se encontra.
Destarte, é inegável que o jornalista Milton Neves Filho firmou laços de aliança com a Cidade do Recife e os seus cidadãos, para além
das preferências clubísticas de cada um dos recifenses. Em realidade, ele se tornou um paladino do futebol pernambucano, colocando-se ao lado
das suas causas e interesses mais legítimos e genuínos, embora nem sempre reconhecidos ou mesmo vindo a ser negados por uma parcela significativa da imprensa nacional. Esse seu comportamento, inteiramente de domínio público, já o consagrou, de forma mais do que
justa e merecida diante da população local, como se constituindo num cidadão recifense por adoção. Coube a esta Casa, agora, oficializar o reconhecimento já realizado pela população da Cidade do Recife, de maneira natural e espontânea. A Casa de José Mariano, mais uma vez, está em plena consonância com a vontade que emana das ruas da Cidade do Recife.
Em assim sendo, e ainda, pela elevada credibilidade que ostenta no meio jornalístico, pela extraordinária capacidade de comunicação que possui, pela espantosa diversidade de mídias em que atua, tê-lo como aliado e paladino das intituições esportivas de uma cidade é uma questão de extremo orgulho para qualquer cidadão. Foi pensando nisso que propus a esta Casa Legislativa ser concedido ao ilustre filho de Muzambinho o título de Cidadão do Recife.
Milton Neves Filho. Nascido em 06.08.1951, é filho do Sr. Milton Neves e da Sra. Carmem Fernandes Neves, sendo natural de Muzambinho / MG , casado com D. Lenice Chame Magnoni Neves e pai de três filhos: Rafael Eduardo, Fábio Lucas e Milton Neves Netto.
Jornalista, Publicitário e Empresário, já foi agraciado com Títulos de Cidadão em São Paulo-SP, Guaxupé-MG, Ribeirão Preto-SP, Curitiba-PR, São Carlos-SP, Tupã-SP, Porto Feliz-SP, Belém-PA, Uberaba-MG, Guarujá-SP, Quadra-SP, Tatuí-SP, Fortaleza-CE, Pindamonhangaba-SP, Pirassununga-SP, Ferraz de Vasconcelos-SP,
Campinas-SP, Serra-SP, Ariranha-SP, Ituverava-SP,Cuiabá-MT, Machado-MG, Lavras-MG e cidadão do Estado de Goiás.
Iniciou sua carreira em 1968, aos 17 anos, como locutor na Rádio Continental em Muzambinho. Em 1971 trabalhou como radialista na Rádio Colombo de Curitiba. O seu grande aprendizado foi em 1972 quando começou a trabalhar como repórter de trânsito na Rádio Jovem Pan AM, no Estado de São Paulo. Na TV, trabalhou na Rede Bandeirantes, onde permaneceu por dois anos e sete meses e comandou
os programas esportivos "Gol O Grande Momento?, Esporte Total Debate? e "Super Técnico?. Agora, Milton Neves está de volta à Rede Bandeirantes de Televisão depois de 7 anos, no comando dos programas " Terceiro Tempo,? Gol Grande Momento do Esporte? e BandMania?.
Na Rede Record de Televisão, onde apresentou os programas Terceiro Tempo, Debate Bola, apresentou também o Roleta Russa por um ano e, durante 4 meses e meio, o programa Cidade Alerta, obtendo índices de audiência extraordinários.
Atualmente, na Rádio Bandeirantes AM e FM, apresenta o tradicional Programa Terceiro Tempo ( logo após o futebol), comentários diários durante a programação esportiva da Rádio e o " Domingo Esportivo?, na BandNews e Sul América Trânsito, com 03 boletins diários.
Nosso mais novo recifense, é considerado um homem multimídia, pois escreve para o "Jornal Agora São Paulo do Grupo Folha? (Coluna Terceiro Tempo ? edição de domingo), "Revista Placar? (Coluna Milton Neves- edição mensal), "Revista Viva São Paulo? (Coluna Milton Neves ? edição mensal), " Revista Caminhoneiro? (Coluna Milton Neves - edição mensal) " Revista NippoBrasil? (Coluna Milton Neves- edição mensal) e possui o site www.miltonneves.com.br (vencedor do Prêmio IBEST 2003, TOP 3/2004 e TOP 3/2005 na
categoria Esporte) e é dono da agência de publicidade "Terceiro Tempo?.
O Recife, no brilho do seu céu, onde o azul se enlaça nas águas do Atlântico, cidade onde a natureza firmou no verde e nos rios o traço característico de uma bela feição, é a cidade que hoje, através, dos representantes do povo, após aprovação unânime da Câmara reunida, faz a entrega da maior autorga que um cidadão nativo de outra terra pode receber, em razão de mérito, por ter contribuído com destaque, no nosso
tempo, na feitura da formulação da história de uma gente que ao longo dos séculos, tem dado exemplo à nação.
Esta casa já conferiu a cidadania honorária a muitos. Todos com justiça. Poucas vezes, entretanto, o fez de forma tão gratificada como no caso do prezado e ilustre jornalista Milton Neves Filho.
Meu caro agraciado, como bem versa o Hino Oficial do Recife, Esta Cidade é "Tecida de claridade e brilha ao luar?, "È lendária e eterna?.
A Casa de José Mariano tem a obrigação de, em cada ato realizado, estabelecer nos seus anais, o registro dos personagens que contribuíram com relevantes serviços para concretização da lenda e a imposição da eternidade citada pelo poeta se faça presente a cada tempo.
Receba nossos comprimentos.
Recife, 02 de março de 2012.
Antonio Luiz Neto
Vereador
Olhos no retrovisor: Pole de Dixon nas 500 Milhas de Indianápolis há oito anos; e Alonso fazendo bonito
21/05/2025Achados & Perdidos: Pelé, em raríssimas fotos, sendo caçador e pescador antes da Copa de 1962
21/05/2025Grêmio foi novamente lesado pela arbitragem! Por Airton Gontow
21/05/2025Em vídeo, 'Antes & Depois' de zagueiros marcantes do São Paulo Futebol Clube
21/05/2025Depois de vencer em Novo Horizonte, Timão precisa de um empate para avançar às oitavas da Copa do Brasil; as equipes
21/05/2025