Técnico italiano deve assumir a seleção brasileira a partir de2024. Foto: Divulgação

Técnico italiano deve assumir a seleção brasileira a partir de2024. Foto: Divulgação

Ao que tudo indica, Carlo Ancelotti será mesmo o técnico da seleção brasileira a partir de 2024. Ao assumir o Brasil, o treinador italiano não estará necessariamente em um terreno estranho já que, embora nunca tenha trabalhado no país, tem muita intimidade com brasileiros.

Seja como jogador ou principalmente como treinador, Ancelotti construí relação muito próximas e vencedoras com brasileiros. O grande exemplo talvez seja Paulo Roberto Falcão, que jogou com “Carleto” na Roma nos anos 80. Além de atuar ao lado do meio-campista revelado no Internacional e conquistar a Coppa Itália e o Campeonato Italiano, Ancelotti virou amigo pessoal de Falcão, com quem mantém contato até hoje.

Como treinador, o italiano foi importantíssimo na carreira de alguns atletas brasileiros. Kaká, por exemplo, já afirmou publicamente que o italiano foi o maior treinador com quem trabalhou em sua carreira. Foi sob o comando de Ancelotti que o ex-meia se tornou o melhor jogador do mundo atuando pelo Milan em 2007.

Mais recentemente, Ancelotti foi fundamental para o sucesso de Vinicius Jr e Rodrygo no Real Madri. Os dois atacantes chegaram aos 18 anos no Santiago Bernabéu e não conseguiram espaço de cara, ainda sob o comando de Zidane. Com Ancelotti, no entanto, a dupla passou a ser mais utilizada e se tornou fundamental na conquista da Champions League na temporada 2021/22. O treinador, inclusive, foi um forte defensor de Vini Jr quando. Atacante foi alvo de muitos ataques racistas na Espanha recentemente.

Além dos dois jovens atacantes, nomes como Marcelo, Casemiro e Eder Militão também fizeram história no Real Madrid com Ancelotti.

O italiano ainda teve em suas mãos muitos outros brasileiros que conquistaram muito sob seu comando: Dida, Cafu, Serginho, Roque Jr, Rivaldo, Ronaldinho, Alexandre Pato e Ronaldo são alguns nomes que trabalharam com o italiano no Milan. Richarlison foi muito bem com o treinador nos tempos de Everton. Lucas Moura também teve bom momento com o treinador quando se encontraram no PSG.

E nessa profunda relação com jogadores brasileiros, Ancelotti certamente tem grandes histórias. Em uma delas o italiano foi alvo de uma zoação do ex-atacante Ronaldo Fenômeno. O ex-camisa 9 atuou no Milan entre 2006e 2008 e em uma passagem contada pelo próximo ex-jogador Ancelotti estava tenso com uma partida e passava muitas informações aos seus jogadores. Ao orientar o Fenômeno sobre suas preocupações com os rivais, o treinador ouviu: “Mister, são eles que precisam se preocupar comigo (Ronaldo) e não eu com eles”.

Em sua jornada com muitos brasileiros, Ancelotti conquistou tudo que poderia com clubes. Além de títulos nacionais nas cinco principais ligas europeias (Itália, Inglaterra, Alemanha, França e Espanha), venceu quatro vezes a Champions Leagues e três mundiais de clubes.

Últimas do seu time