Brasileiro partiu do último lugar para o triunfo no GP da Itália. Foto: Dutch Photo Agency | KTF Sports

Brasileiro partiu do último lugar para o triunfo no GP da Itália. Foto: Dutch Photo Agency | KTF Sports

O piloto brasileiro Gabriel Bortoleto (Invicta Racing) viveu momentos distintos no último fim de seman em Monza, palco da 11ª etapa do Mundial de Fórmula 2, que contemplou a rodada dupla do GP da Itália.

Na sexta-feira (30), durante a classificação, Bortoleto errou e não registrou tempo, ao passar reto em um trecho e ficar preso na brita. Assim, ficou posicionado em último do grid (22º) nas duas corridas.

Na Sprint, no sábado (31), ele já foi o destaque, terminando na oitava posição. Como cruzou a linha de chegada empatado com o norueguês Dennis Hauger, a FIA determinou que o ponto do oitavo colocado seria dividido entre os dois. A vitória foi do britânico Oliver Bearman.

Mas o melhor estava por vir na corrida 2, a principal, disputada no domingo (1º de setembro), em que Bortoleto, já na primeira volta pelos 5.793 metros. ganhou cinco posições (17º lugar). 

No oitavo giro o brasileiro já era o décimo colocado, quando os nove carros à sua frente fizeram suas paradas para troca de pneus. O ponto-chave da prova aconteceu na volta seguinte, que contou com intervenção do safety-car. Ele estava no meio da nona volta, fez sua parada obrigatória e escalou o pelotão para assumir a liderança até receber a bandeira quadriculada e terminar a corrida com grande margem para o segundo colocado, Zane Maloney, em 9s436.

“Estou muito feliz e emocionado com o que conseguimos fazer em Monza. Sinto que foi um sonho se tornando realidade. Nosso carro estava perfeito, tínhamos uma boa estratégia e, naturalmente, o momento da entrada do safety-car acabou nos ajudando um pouco. Depois do que aconteceu no qualy nós mantivemos a cabeça erguida e, com muita confiança, conseguimos fazer duas corridas fantásticas. Agradeço aos meus familiares e meus patrocinadores que sempre estão comigo. Porém, quero dedicar esta vitória a todos os fãs que torcem por mim e, desde sexta-feira, me deram uma força gigantesca para olhar para frente e acreditar até o último momento. Muito obrigado galera”, comentou Bortoleto, de 19 anos, que é piloto da Academia da McLaren e nos últimos dias vem sendo cotado para assumir o assento restante na Sauber (futura Audi) na próxima temporada da Fórmula 1. 

Bortoleto, que completa 20 anos em 14 de outubro, foi o campeão da Fórmula 3 no ano passado, quando estreou na categoria, o que lhe credenciou a uma vaga na Invicta Racing para a temporada de 2024 da Fórmula 2, onde antes desta vitória em Monza, já havia vencido a corrida principal na etapa da Áustria, no Red Bull Ring.

Gabriel Bortoleto já havia brilhado na Sprint e foi ainda mais efetivo na corrida principal disputada em Monza. Foto: Dutch Photo Agency | KTF Sports

CAMPENOATO

A liderança do campeonato segue nas mãos do franco-argelino Isack Hadjar (Campos Racing), mas sua vantagem para Gabriel Bortoleto, o segundo colocado na tabela, caiu de 36 para 10,5 pontos (165 a 154,5), restando três etapas, todas em rodadas duplas: Azerbaijão (Baku), Catar (Lusail) e Abu Dhabi (Yas Marina).

     

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

Últimas do seu time