Em sua primeira corrida pela Red Bull, o holandês Max Verstappen, de 18 anos, venceu seu primeiro GP de F1, na Espanha, disputado neste domingo (15), tornando-se o mais jovem a triunfar na categoria, desde sua criação em 1950. A marca anterior pertencia a Sebastian Vettel, que venceu com 21 anos.
Largando na segunda fila, em quarto, Verstappen resistiu à pressão final de Kimi Rakkonen, que cruzou em segundo com a Ferrari. Sebastian Vettel, também com Ferrari, completou o pódio, em terceiro. Foi a primeira vitória de um piloto holandês na F1. Seu pai, Jos Verstappen, que competiu em 107 GPs, conseguiu como melhores resultados dois terceiros lugares, ambos em 1994, na Hungria e Bélgica, com Benetton-Ford.
A vitória de um carro da Red Bull, fosse com Daniel Ricciardo ou com Verstappen, foi traçada logo no começo da prova, com o choque entre as duas Mercedes. Rosberg tomou a frente de Hamilton que tentou recuperar a liderança e ambos ficaram fora, parando na caixa de brita. A manobra foi controversa. Rosberg deixou pouco espaço para Hamilton que, por sua vez, não aliviou.
Daniel Ricciardo tentou, nas voltas finais, superar Vettel na busca pelo pódio, mas acabou mesmo na quarta colocação, seguido por Valtteri Bottas (Williams) e Carlos Sainz Jr. (Toro Rosso). Felipe Massa (Williams) terminou em oitavo, fazendo uma boa prova de recuperação, após largar em 18º. O outro brasileiro, Felipe Nasr (Sauber) fechou a prova espanhola em 15º.
O russo Daniil Kvyat, piloto que perdeu sua vaga na Red Bull para o vitorioso Max Verstappen, amealhou um ponto, terminando em décimo com a Toro Rosso.
O resultado mantém Rosberg na liderança do campeonato com 100 pontos. Raikkonen tomou o segundo lugar de Hamilton, que caiu para terceiro (61 a 57). Verstappen subiu para o sexto lugar, com 38 pontos. Massa é o sétimo, com 36.
A próxima etapa acontece em 29 de maio, o GP de Mônaco, nas ruas do Principado.
CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DA ESPANHA
CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
Achados & Perdidos: Há 19 anos, no Morumbi, a noite de gala de Rafael Sóbis contra o São Paulo pela Libertadores
09/08/2025Brito, 86 anos! Ouça uma entrevista do zagueiro da Copa de 70 a Milton Neves
09/08/2025Diante do Vitória, São Paulo tenta manter embalo no Brasileirão após eliminação na Copa do Brasil; os times
09/08/2025Achados & Perdidos: Há cinco anos, nas penalidades, o Palmeiras derrotava o Corinthians e era campeão paulista
08/08/2025Nigel Mansell, 72 anos! Um dos quatro pilotos que foi campeão na Fórmula 1 e na Indy
08/08/2025