Evolução assombrosa dos carros em três décadas. Foto: Divulgação

Evolução assombrosa dos carros em três décadas. Foto: Divulgação

A evolução tecnológica na Fórmula 1 é muito grande, quanto a isso não há nenhuma dúvida.

E o confronto de desempenhos no intervalo de 31 anos chega a ser assombroso.

Em 1988, a McLaren MP4/4, então impulsionada pelo V6 turbo da Honda, dominou amplamente a temporada com sua dupla formada por Ayrton Senna (que foi o campeão) e Alain Prost (o vice), com 15 vitórias entre 16 GPs e 15 das 16 poles possíveis.

Em Mônaco, Senna acabou batendo na saída da curva Portier, próximo da entrada do túnel, isso no decorrer da volta 67, quando restavam 11 para o final, com ampla vantagem para Prost (55 segundos), que acabou vencendo a prova no Principado.

A espetacular pole de Senna, com abissais 1s427 sobre Prost, foi feita em 1min23s998, marca que hoje deixaria o brasileiro fora do grid da F1, muito acima dos 107% permitidos. A título de comparação, Lewis Hamilton, com a Mercedes, cravou no segundo treino livre realizado nesta quinta-feira (23), 1min11s118. O último da sessão, Robert Kubica, com a claudicante Williams, fez 1min15s146.

COM A MCLAREN DE 1988, SENNA SERIA O 19º DO GRID DA F2...

A F2, que partilha o circuito monegasco neste final de semana com a F1 para sua quarta etapa, definiu o grid de sua primeira corrida, que acontece nesta sexta-feira.

O holandês Nyck de Vries (ART Grand Prix) conquistou a pole com 1min20s676, ou seja, 3s322 melhor que Senna com sua McLaren de 1988.

Ainda assim, em uma hipotética "viagem no tempo", Senna conseguiria alinhar sua MP4/4 na prova da F2, mas no final do pelotão, em 19º lugar, dividindo a décima fila com a colombiana Tatiana Calderón, da Arden.

Vale lembrar que o traçado de Mônaco sofreu algumas pequenas alterações nos últimos anos, mas nada substancial em termos de extensão. Uma das curvas, a Rascasse, última antes dos pilotos alcançarem a reta de largada, hoje é um pouco mais larga, por exemplo.

A colombiana Tatiana Caldéron (Arden) dividiria a décima fila com Ayrton Senna em um hipotético contronto entre seu F2 e e a McLaren do brasileiro de 1988. Foto: F2/Divulgação

 

Últimas do seu time