Praticamente não houve surpresas nos resultados da 1ª rodada do campeonato brasileiro

Praticamente não houve surpresas nos resultados da 1ª rodada do campeonato brasileiro

Concluída a primeira rodada do Brasileirão 2024 e apenas uma semi-surpresa aconteceu entre os resultados dos jogos realizados.
 
Foi a derrota do São Paulo diante do Fortaleza por 2 a 1. O tricolor paulista não tem uma equipe muito superior à do clube cearense , mas considerando o fato de que, tendo um time um pouco mais qualificado do que o do adversário e jogando em casa, atraía para si um certo favoritismo.
 
Os demais resultados podem ser considerados normais, levando em consideração que, salvo algumas exceções, as vitórias sorriram para as equipe ligeiramente superiores e os empates aconteceram entre equipes que momentaneamente se  equivalem tecnicamente.
 
Arriscar a apontar algum candidato ao título de campeão brasieiro deste ano seria uma leviandade, pois não existe entre os integrantes da competição nenhum time com toda essa bola, de modo a permitir tal ousadia.
 
Até se poderia cogitar acerca de um eventual campeão, se os campeonatos regionais, que precedem a competição, não fossem tão insignificantes, pelo fato de se constituirem numa guerra de anões contra gigantes, não servindo destarte para testar coisa alguma.
 
Com exceção dos certames regionais de São Paulo e Rio de Janeiro, que reúnem pelo menos quatro clubes grandes na disputa, os campeonatos dos demais estados subsidiários do Brasileirão são tecnicamente inferiores ao campeonato brasileiros da série B. 
 
Afinal, vários clubes que entram nessas disputas paroquianas pertencem às séries C e D, não estando à altura portanto do chamado campeonato brasileiro da segunda divisão.
 
Nenhum clube corrobora mais essa tese do que o Grêmio, heptacampeão gaúcho no corrente ano, conquista a partir da qual tem decepcionado sua torcida com um futebol tosco que salta aos olhos de todos.
 
A derrota para o Huachipato do Chile, na Arena lotada, foi uma ducha fria na esperança dos gremistas, que  parecia renovada com a conquista do Gauchão, mas que na verdade não passava de uma mera ilusão.
 
Ninguém arriscou dizer que aquela derrota em casa pela Libertadores foi um acidente de percurso, porque realmente não foi.
 
Aquele vexatório revés gremista foi fruto de problemas defensivos e da falta de articulação ofensiva de uma linha de ataque que até possui bons jogadores, mas todos perdidos em campo pela ausência de um esquema tático definido no setor e no meio de campo. 
 
 A inoperância do ataque e a debilidade defensiva repetiram-se no jogo de estreia do Brasileirão, que o Grêmio perdeu para o Vasco, não porque o juiz tenha se negado a validar um pênalti a seu favor confirmado pelo VAR, mas porque voltou a jogar mal, fazendo ver mais uma vez que a conquista do Gauchão não quis dizer absolutamente nada.
 
Fale com nosso comentarista esportivo,  colunista, repórter e entrevistador Lino Tavares: jornalino@gmail.com, Celular/whatsApp (55)991763232
 
Foto: UOL

Últimas do seu time