Piloto foi confirmado pela Alpha Tauri. Foto: Divulgação

Piloto foi confirmado pela Alpha Tauri. Foto: Divulgação

A Alpha Tauri anunciou na última quarta-feira (16) que o japonês Yuki Tsunoda será seu piloto titular na próxima temporada da Fórmula 1, formando dupla com o francês Pierre Gasly, que neste ano venceu sua primeira corrida pela equipe italiana sediada em Faenza. O japonês ocupará a vaga do russo Daniil Kvyat, dispensado pelo time.
 
Tsunoda foi o terceiro colocado da Fórmula 2 em 2019, campeonato vencido pelo alemão Mick Schumacher, que teve o britânico Callum Illot como vice. Schumacher, aliás, garantiu assento para o próximo ano na F1, pela Haas, enquanto Illot será reserva e piloto de testes na Ferrari.
 
A escolha de Yuki Tsunoda pela Alpha Tauri, time satélite da Red Bull, não foi em vão. Além do jovem de 20 anos ter feito uma bela temporada na F2, com três vitórias (duas delas nas corridas principais), ele integra o programa de jovens pilotos da Red Bull e tem um laço com a Honda, atual fornecedora de motores da Red Bull e da própria Alpha Tauri.
 
Tsunoda participou do chamado "teste para novatos", desta vez desfigurado pela presença, entre outros, do experiente espanhol Fernando Alonso. Na sessão realizada na última segunda-feira (15) em Abu Dhabi, o japonês ficou em quinto lugar com o atual carro da Alpha Tauri. Alonso, foi o mais rápido com a Renault, que em 2021 será rebatizada para Alpine. O bicampeão cravou sua melhor passagem em 1min36s333 (mais rápido inclusive que Ricciardo e Ocon, os titulares da Renault na classificação). Tsunoda registrou 1min37s557.
 
Assim, Tsunoda preenche uma lacuna de pilotos japoneses na Fórmula 1, uma vez que a categoria não tinha um representante nipônico desde 2014, ano em que Kamui Kobayashi foi um dos representantes da extinta Caterham naquele ano.
 
O melhor resultado de Kobayashi na Fórmula 1 foi o terceiro lugar no GP do Japão de 2012, pela Sauber.
 
 
 

Últimas do seu time