Clube de Diadema vai disputar pela primeira vez a final do Paulista. Foto: Água Santa/Divulgação

Clube de Diadema vai disputar pela primeira vez a final do Paulista. Foto: Água Santa/Divulgação

Os primeiros meses de 2023 jamais serão esquecidos por quem acompanha o Água Santa. Com menos de 12 anos como clube profissional, o Netuno, como é apelidado, conseguiu uma histórica e inédita classificação para o mata-mata do Campeonato Paulista, não se contentou, eliminou São Paulo e Red Bull Bragantino e está garantido na grande final do estadual.

Um feito e tanto para um pequeno clube que até pouco tempo disputava campeonatos de várzea.

Fundado no início da década de 80 em Diadema, o Água Santa se profissionalizou em 11 de dezembro de 2011, mas só começou a disputar competições profissionais em 2013, quando iniciou-se uma ascensão meteórica, passando pelas três divisões de acesso do futebol paulista de forma consecutiva, até chegar na primeira divisão do estado em 2016.

E logo em seu primeiro ano na primeira divisão do Paulistão, o Água Santa conseguiu um feito memorável: no dia 27 de março de 2016, o clube de Diadema aplicou uma goleada por 4 a 1 em cima justamente do Palmeiras, rival na final do Paulistão em 2023. Na ocasião, o técnico do Verdão era Cuca comandava apenas o seu quarto jogo a frente do clube alviverde e sofria a sua quarta derrota consecutiva.

O Netuno terminou o Paulistão de 2016 com 16 pontos e, como naquele ano seis equipes eram rebaixadas, acabou caindo para a Série A2. E só conseguiu disputar a elite estadual novamente em 2020, quando mais uma vez terminou a competição rebaixado.

Nesse meio tempo, o clube teve o ex-jogador Marcos Assunção como executivo de futebol.

Em 2022, veio mais uma vez o acesso para disputar a série A1 do Paulista em 2023 e para essa missão contratou um jovem treinador: Thiago Carpin, de apenas 38 anos.

Carpini foi jogador e atuou como volante em clubes como Ponte Preta, Atlético-MG, Bahia e Guarani. A carreira como atleta se encerrou em 2017 e logo iniciou-se a trajetória em comissões técnicas. Em 2019 veio o primeiro trabalho como treinador ao assumir o Guarani. De lá para cá, Carpini passou por Oeste, Inter de Limeira, Santo André e Ferroviária.

O treinador tem contrato longo com o Água Santa e será o responsável por tocar um projeto ambicioso do clube de Diadema. No início de março, o vínculo de Carpini com o Netuno foi renovado até 2024. Depois da disputa do Paulistão, o técnico ficará um período fora do Brasil para concluir cursos na Europa, enquanto o clube conclui obras em seu estádio.

Sonhando alto, o Água Santa vai tentar desbancar o Palmeiras na grande final do Paulistão. A decisão do estadual será disputada em dois confrontos nos dias 2 e 9 de abril.

 

Últimas do seu time