Nos pênaltis, vitória colorada no Pacaembu. Foto: Internacional/Twitter

Nos pênaltis, vitória colorada no Pacaembu. Foto: Internacional/Twitter

Há exatos cinco anos um Gre-Nal decidia a Copa São Paulo de Futebol Júnior, com vitória colorada nos pênaltis após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar.

O Grêmio abriu o placar na partida disputada no Pacaembu naquele 25 de janeiro de 2020, com gol contra de Thiago Barbosa no segundo tempo. O Inter empatou logo depois, com Guilherme Pato.

Nos pênaltis, em quatro cobranças para cada lado, o Internacional marcou três vezes contra apenas uma do Grêmio, que acertou o travessão duas vezes e a trave uma vez.

Aquele foi o quinto título do Inter na Copinha. A equipe gaúcha já havia vencido o torneio em 1974, 1978, 1980 e em 1998.

O Grêmio, por sua vez, nunca conquistou o torneio que terá a final da edição de 2023 na manhã desta quarta-feira (25) no Canindé, entre Palmeiras e América-MG, a partir das 15h30. 

A Copa São Paulo de Futebol Júnior não foi realizada em 2021 devido à pandemia de covid-19. 

Depois, em 2022, a primeira conquista do Palmeiras na Copinha, derrotando o Santos por 4 a 0 no Morumbi. O Verdão repetiu o feito em 2023, desta feita ganhando do américa Mineiro por 2 a 1, jogo realizado no Canindé.

Em 2024 o título ficou com o maior dos campeões do torneio, o Corinthians, que chegou ao seu 11º triunfo, quando derrotou o Cruzeiro por 1 a 0 na final que foi disputada na Neo Química Arena, em Itaquera.

Últimas do seu time