Há exatos 12 anos, o Corinthians conquistava pela segunda vez o Mundial de Clubes da Fifa,. O outro título corintiano no torneio aconteceu em 2000, na disputa que aconteceu no Brasil.
Depois de finalmente vencer sua primeira Libertadores, em 2012, o Corinthians garantiu sua vaga no Mundial Interclubes da Fifa daquele mesmo ano. Primeiro, nas semifinais, o Alvinegro teve vida difícil, mas conseguiu vencer o Al Ahly, do Egito, por 1 a 0, com gol marcado por Paolo Guerrero, que viria a se tornar o "Pé de Anjo" daquela jornada.
Classificado para a final, o Corinthians encarou o fortíssimo Chelsea, da Inglaterra, campeão da Liga dos Campeões após derrotar o também ótimo Bayern de Munique. O jogo aconteceu no Estádio Internacional de Yokohama, no Japão.
O time inglês tinha um elenco com nomes de peso, entre eles Petr Cech, Lampard, Fernando Torres e Hazard.
Apesar disso, não foi capaz de balançar as redes defendias por Cássio, hoje no Cruzeiro, que viveu uma de suas melhores jornadas pelo time de Parque São Jorge.
Seguro na retaguarda, o Corinthians aproveitou a chance que teve para matar a partida e coroar a temporada mágica que viveu sob o comando de Tite.
Aos 23 minutos do segundo tempo, Paulinho fez jogada pelo meio e deixou para finalização de Danilo, que explodiu no goleiro. Na sobra, Guerrero estava muito bem colocado entre a zaga inglesa para mandar de cabeça e balançar as redes.
Um triunfo inquestionável que entrou para a galeria das maiores conquistas do Sport Club Corinthians Paulista.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA
CORINTHIANS 1 X 0 CHELSEA
Local: Estádio Internacional de Yokohama, em Yokohama (JAP)
Data: 16 de dezembro de 2012 (domingo)
Árbitro: Cüneyt Çakir (TUR)
Assistentes: Bahattin Duran (TUR) e Tarik Ongun (TUR)
Cartões amarelos: Jorge Henrique (Corinthians); Cahill e David Luiz (Chelsea)
Cartão vermelho: Cahill (Chelsea)
Gol: CORINTHIANS: Guerrero, aos 23 minutos do segundo tempo
Público: 68.275 pagantes
Corinthians: Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Jorge Henrique, Danilo e Emerson (Wallace); Guerrero (Martínez). Técnico: Tite
Chelsea: Cech; Ivanovic (Azpilicueta), Cahill, David Luiz e Ashley Cole; Ramires e Lampard; Moses (Oscar), Juan Mata e Hazard (Marin); Fernando Torres. Técnico: Rafael Benítez
Olhos no retrovisor: Há quatro anos morria o ex-piloto argentino Carlos Reutemann
07/07/2025Parabéns, Tupãzinho! Herói do Timão no Brasileiro de 90 está completando 57 anos!
07/07/2025F1: Após metade da temporada concluída, dupla da McLaren amplia vantagem para Verstappen e segue favorita ao título
07/07/2025Uma foto uma história! Brito e Gérson em Guanajuato, na concentração brasileira durante a Copa de 70
07/07/2025Copa Santa Catarina 1992: a versão catarinense do Brasileirão de 1987
07/07/2025