O goleiro atleticano Mussula diante de Tostão, Jairzinho e Gérson. Foto: Reprodução

O goleiro atleticano Mussula diante de Tostão, Jairzinho e Gérson. Foto: Reprodução

Há exatos 55 anos, no Mineirão, o Atlético Mineiro, representando a Seleção Mineira, venceu a Seleção Brasileira por 2 a 1, naquela que foi a primeira derrota canarinho para um time brasileiro de futebol.

Naquela época era comum a seleção enfrentar combinados e mesmo times, e mais de 71 mil espectadores viram Amauri abrir o placar para a equipe mineira, aos 42 minutos da etapa inicial. 

No começo do segundo tempo, aos 3 minutos de bola rolando, Pelé igualou o placar, mas o intrépido Dadá Maravilha recolocou o Galo na frente, aos 22 minutos.

A Seleção Brasileira ainda estava sob o comando de João Saldanha, que viria a ser substituído por Zagallo para a Copa do Mundo do México em 1970. O Galo, por sua vez, tinha Yustrich como treinador.

OUTROS CONFRONTOS DO BRASIL CONTRA TIMES BRASILEIROS

Depois daquele jogo contra o Galo, a Seleção Brasileira voltou a enfrentar duas equipes brasileiras, ambas cariocas: o Bangu e o Flamengo.

Contra o Bangu, empate em 1 a 1, jogo disputado em 14 de março de 1970, e diante do Flamengo, derrota por 2 a 0, em 6 de outubro de 1976.

ABAIXO, EM VÍDEO DO "CANAL 100", COM LOCUÇÃO DE CID MOREIRA, ATLÉTICO 2 X 1 SELEÇÃO BRASILEIRA, EM 3 DE SETEMBRO DE 1969 

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA

ATLÉTICO-MG 2 X 1 SELEÇÃO BRASILEIRA

Amistoso disputado em 3 de setembro de 1969

Estádio - Mineirão

Público: 71.533

Árbitro: Amílcar Ferreira (RJ)

Gols: Amauri, Pelé e Dario

Atlético-MG: Mussula; Humberto Monteiro, Grapete, Normandes (Zé Horta) e Cincunegui (Vantuir); Oldair, Amauri Horta (Beto) e Laci; Vaginho, Dario e Tião (Caldeira). Técnico: Yustrich.

Seleção Brasileira: Félix; Carlos Alberto, Djalma Dias, Joel e Rildo (Everaldo); Piazza, Gérson (Rivelino) e Pelé; Jairzinho, Tostão (Zé Maria) e Edu (Paulo Cézar Caju). Técnico: João Saldanha.

Últimas do seu time