Os saudosos capitães Bobby Moore e Carlos Alberto Torres na hora da 'moedinha'. Foto: Reprodução

Os saudosos capitães Bobby Moore e Carlos Alberto Torres na hora da 'moedinha'. Foto: Reprodução

Em jogo válido pela segunda rodada da fase de grupos na Copa de 1970, no México, há exatos 54 anos, o Brasil enfrentava um dos mais difíceis adversários do torneio que acabou conquistando: a Inglaterra.

Depois de passar pela Tchecoslováquia por 4 a 1, de virada, o time brasileiro comandado por Zagallo encontrou a Inglaterra em 7 de junho de 1970. O time inglês também havia vencido seu confronto de estreia no certame, 1 a 0 diante da Romênia.

Assim, com duas seleções derrotadas na primeira rodada, Tchecoslováquia e Romênia, a partida entre Brasil e Inglaterra era praticamente uma disputa particular pelo primeiro lugar do Grupo 3.

GOLEIROS FORAM GRANDES PERSONAGENS

O Brasil venceu a partida por 1 a 0, gol de Jairzinho, mas foram os goleiros que acabaram como protagonistas.

A defesa de Gordon Banks (1937-2019) no cabeceio de Pelé, é apontada por muitos como a maiis espetacular de todos os tempos.

Mas Félix (1937-2012), que defendia a meta brasileira, não ficou para trás, e também fez uma intervenção dificílima, quando Lee entrou livre e cabeceou "a queima roupa".

DEPOIS...

Com a vitória, o escrete canarinho enfrentou a Romênia no último jogo da fase de grupos e venceu por 3 a 2, credenciando-se às quartas de final, quando passou pela seleção peruana por 4 a 2. 

Depois, 3 a 1 frente aos uruguaios na semifinal e a incontestável goleada por 4 a 1 sobre a Itália na decisão.

ABAIXO, OS MELHORES MOMENTOS DE BRASIL 1 X 0 INGLATERRA, EM 7 DE JUNHO DE 1970 

Últimas do seu time