Recurso artificial é questionável e deveria ser abolido. Foto: Divulgação/Red Bull Racing

Recurso artificial é questionável e deveria ser abolido. Foto: Divulgação/Red Bull Racing

Em 2011, duas significativas mudanças aconteceram na Fórmula 1. 

A primeira, a troca do fornecedor de pneus, saindo a Bridgestone e entrando a Pirelli.

Houve o pedido, ordem, digamos, de Bernie Ecclestone, de que os compostos se deteriorassem com maior rapidez. Equipes e pilotos tiveram de buscar alternativas e isso foi bacana.

A outra foi a adoção da asa móvel, talvez a maior aberração desportiva da história da categoria.

Algo como se, no futebol, o time que estivesse atrás no placar, pudesse, durante alguns minutos, ter seus jogadores da linha utilizando as mãos, além dos pés e da cabeça...

A comparação não é exagerada, uma vez que passou a permitir para quem estivesse atrás poder andar com o carro muito mais rápido do que aquele que à sua frente, utilizando-se da abertura da asa em alguns trechos da pista, em locais pré determinados.

Ah, mas quem foi ultrapassado pode fazer o mesmo depois...

Em tese é verdade. Mas, na prática, dependendo do circuito, essa condição não se configura para o piloto que foi superado.

A FIA, as equipes, os pilotos e nós, que acompanhamos a F1, fomos nos acostumando com este recurso artificial.

Na temporada de 2018 que se inicia no próximo domingo na Austrália, a Pirelli "apimentou" as coisas com mais compostos, tornando a estratégia mais interessante do que já era. 

A adoção da asa móvel foi justificada para que o número de ultrapassagens aumentasse. 

Nesse quesito, facilitar ultrapassagens, sou mais favorável ao "push" da Stock Car, pois tanto quem está à frente como quem tenta a ultrapassagem, pode utilizá-lo.

Ross Brawn, homem do "meio", hoje voz ativa na F1, via Liberty Media, já declarou que é contra a asa móvel.

Disse, em 2017, que seria interessante bom que fosse abolida em 2018. 

Ou não "bateu o pé" ou pesou a opinião da turma que coloca o "espetáculo" como prioridade.

A estratégia dos pneus é um ponto louvável.

A asa móvel é um ponto fora da curva, ainda que utilizada nas retas...

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL BELLA MACCHINA DO YOUTUBE

COLUNAS: CLIQUE AQUI E ACESSE OS TEXTOS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI NO PORTAL TERCEIRO TEMPO

 

SOBRE O COLUNISTA

Editor de automobilismo do Portal Terceiro Tempo, começou no site de Milton Neves em 10 de março de 2009. Também atua como repórter, redator geral, colunista e fotógrafo. Em novembro de 2010 criou o Bella Macchina, programa em vídeo sobre esporte a motor que já contou com as presenças de Felipe Massa, Cacá Bueno, Bruno Senna, Bia Figueiredo, Ingo Hoffmann e Roberto Moreno, entre outros.

Arquivos