Cruzeiro, Inter e Atlético PR já nas oitavas. Palmeiras, Grêmio e Flamengo a um passo delas

Cruzeiro, Inter e Atlético PR já nas oitavas. Palmeiras, Grêmio e Flamengo a um passo delas

Dois clubes já despencaram do grupo dos oito representantes brasileiros classificados para disputar a Copa Libertadores deste ano. 
 
Um deles foi o São Paulo, que sucumbiu na fase preliminar do torneio. O outro foi o Atlético Mineiro que decepcionou sua torcida, sendo definitivamente eliminado da competição, ao perder em casa para o Nacional de Montevidéu, na quinta rodada da fase de grupos.
 
Entre os outros seis participantes, temos três com classificação às oitavas de final já assegurada (Cruzeiro, Internacional e Atlético Paranaense) e outros três dependendo apenas de um empate para garantir vaga à próxima etapa do torneio continental (Palmeiras, Grêmio e Flamengo).
 
Desses, apenas o Palmeiras poderá garantir a classificação na penúltima rodada da fase de grupos, bastando para isso empatar com o Melgar, logo mais às 23hs, no estádio Momumental de la UNSA, em Arequipa, no Peru 
 
O Flamengo, que desperdiçou a chance de classificação antecipada ao perder para a LDU  na noite de ontem, só não se classificará com um empate na rodada de encerramento da fase de grupos, diante do Peñarol, se a LDU aplicar uma goleada de 7 a 0 no San José.
 
Já o Grêmio passará às oitavas de final na 6ª rodada com um simples empate diante do Universidad Católica, superando nessa hipótese o clube chileno no critério de desempate pelo saldo de gols. 
 
Vale dizer que a classificação gremista, a meu ver com 90% de chance, caso se concretize representará nesta primeira etapa da Libertadores a volta da mística definida pela expressão "imortalidade tricolor".
 
Depois daquela derrota para o Universidad Católica, no Chile, quando o Grêmio retornou ao Brasil na lanterna do torneio, cinco pontos atrás do segundo colocado do grupo, ninguém poderia imaginar que a combinação de resultados fosse acontecer de forma tão generosa, a ponto de fazer o time de Renato Portaluppi ressurgir das cinzas como fênix.
 
Que o Grêmio tinha time para vencer seus próximos jogos, até pelo fato de ser superior às demais equipes que compõem o Grupo H, todos sabíamos.
 
Tínhamos consciência, contudo,  de que isso por si só não tiraria o Grêmio do buraco em que havia caído,  a ponto de conduzi-lo à classificação.
 
Como era lícito supor, o tricolor gaúcho de fato venceu os dois confrontos subsequentes ao desastre dos jogos de ida da etapa de grupos, batendo o Rosário Central na Arena e o Libertad, no Defensores del Chaco, em Assunção. 
 
Mas não foi nessas duas vitórias que a possibilidade de a "imortalidade tricolor" ressurgir se fez sentir com maior intensidade em mais esse capítulo épico da história do mosqueteiro do Pampa    
 
A virtual "imortalidade gremista" mostrou sua cara foi naquela virada do Libertad frente ao Universidad Católica, no Chile, e no gol de empate do Rosário Central diante da equipe chilena, resultados sem os quais o Grêmio teria dia 8 de maio, em sua a Arena, não uma virtual festa da classificação e sim um melancólico jogo de despedida da Libertadores, com cara de velório. 
 
Fale com nosso comentarista Lino Tavares: Portal Terceiro Tempo, Rede de Mídia Brasil Online  (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte). Rede de Mídia Internacional Online (New York, Paris, Londres, Roma e Madrid), Revista Eletrônica GibaNet.com (São Paulo), Site Cota Jurídica.com (São Paulo),  Jornal Expresso Minuano-RS. Facebook: Lino Mídia Celebrities e Planeta Arte - Estrelas. E-mail: jornalino@gmail..com
 
Foto:  UOL

SOBRE O COLUNISTA

Lino Tavares é jornalista diplomado pela PUC/RS, especializado em jornalismo impresso, televisionado, radiofônico e cinematográfico, além de habilitação polivalente em Relações Públicas e Publicidade/Propaganda.

Possui, ainda, o Curso de Especialização em Comunicação Social do Centro de Estudos de Pessoal do Exécito (Rio-RJ) e o de Treinador de Futebol, pat... Saiba Mais

Arquivos