por João Antonio de Carvalho

Natural de Paraguaçu, que fica no sul de Minas Gerais, Paulo Augusto Prado da Silva, o P.A, nasceu dia 15 de março de 1985, e incentivado pela família, seu pai é técnico e sua mãe educadora esportiva,  logo decidiu que seu futuro seria no esporte, começando a nadar já aos dois anos.

Depois de várias conquistas na região percebeu que seu crescimento teria de ocorrer em um centro maior e em 2000, aos 15 anos, foi para Suzano, onde passou a fazer parte da equipe principal de natação do clube.

Seus resultados chamaram atenção do Corinthians, que o contratou em 2003. Lá ele chegou a morar três anos no próprio Parque São Jorge e além de nadar, decidiu também fazer faculdade de Educação Física.

Se na piscina os resultados não evoluíram tanto, fora dele ele foi cada vez mais se aprimorando e isso chamou a atenção do então treinador principal do clube, Carlos Matheus, que convidou Paulo para fazer parte da comissão técnica quando ele se formou.

Foi uma decisão difícil, mas que se mostrou acertada. Depois de passar por todas as equipes de base foi alçado a técnico principal em 2017, levando o Corinthians ao título brasileiro juvenil este ano, coroando o processo de renovação da equipe.

Além disso Paulo é um dos grandes responsáveis pelo crescimento do nadador Brandonn Pierry de Almeida, uma das principais revelações do país nos últimos anos. Tudo isso embala o sonho de P.A, um dia ser técnico do Brasil em uma olimpíada. Nós conversamos com o treinador, que falou da sua carreira e dos seus planos. Confira!

SOBRE O COLUNISTA

Jornalista com passagens pela Rádio Jovem Pan, Sportv e Fox Sports é especialista em esportes olímpicos.

Arquivos