O Direito Desportivo, hoje fundamental, começou a ganhar força no final da década de 90, após o famoso “Caso Bosman”. Jean-Marc Bosman foi um jogador belga que em 1990 se rebelou contra seu então clube, o RFC Liége e entrou na Justiça.
Cinco anos depois do início da ação, o Tribunal de Justiça da União Européia decidiu pelo fim das restrições nas transferências entre jogadores comunitários, estabelecendo o fim do passe.
No rastro dessa decisão, aqui no país, o fim do passe aconteceu em 1998, após a criação da Lei Pelé, tornando definitivamente os jogadores livres após o tempo de seu contrato.
Os clubes foram obrigados a se adequar e por isso o Direito Desportivo foi ganhando cada vez mais espaço, não só nessas questões como em outras, com naturalização de atletas e participações de empresários.
Nós conversamos com o Dr. Jean Nicolau, especialista em Direito Desportivo, que explicou vários pontos dessa especialidade jurídica, que cada vez é mais fundamental na vida de clubes e atletas. Confira:
Olhos no retrovisor: O saudoso Stirling Moss, que 'bateu na trave' para ser campeão na F1, nascia há 96 anos
17/09/2025Em vídeo, 'Antes & Depois' de jogadores que brilharam por Bahia e Vitória
17/09/2025Saudade: 'Rei da Retranca', Milton Buzetto morria há sete anos
17/09/2025Palmeiras encara o River Plate em Buenos Aires pelas quartas de final da Libertadores; as formações
17/09/2025Saudade: Marcelo Rezende completaria 74 anos hoje
16/09/2025