Coutinho saindo do Barça?

A goleada por 4 a 0 do Liverpool diante do Barcelona passou a impressão ontem de fim da linha para Philippe Coutinho no clube catalão. O brasileiro sofreu duras críticas por parte da torcida e mídia durante toda a temporada e foi apontado como um dos principais responsáveis pelo fiasco na Inglaterra. Com a inesperada eliminação na semifinal da Liga dos Campeões, a possibilidade de uma reviravolta na situação do meia é improvável.
Como titular no estádio Anfield Road, Coutinho teve atuação apagada, sendo destaque negativo por um gol perdido no primeiro tempo e em razão de falhas em ações de cobertura defensiva. O brasileiro foi substituído aos 15 minutos do segundo tempo pelo português Nelson Semedo. Na ocasião, o Barça já perdia o jogo por 3 a 0. No fim, com o placar agregado de 4 a 3, os espanhóis se despediram do torneio.
"Ele voltou a ser irrelevante no ataque, e apresentou problemas para organizar o time defensivamente. Vendo a energia do Liverpool em Anfield custa acreditar que um dia o brasileiro foi chave no time de Klopp", criticou o jornal catalão Mundo Deportivo após a partida.
"É como se não fosse um jogo importante para ele. Não deu o apoio necessário ao ataque e ainda lhe faltou força. Foi um perigo para o próprio time na defesa. O primeiro a ser substituído. Essa partida pode o marcar de forma definitiva", apontou o Sport, outro veículo esportivo de grande influência em Barcelona.
A análise da mídia catalã ainda pode ser considerada amena perto da realizada pela imprensa de Madri, costumeiramente mais crítica ao Barcelona. Por lá, Coutinho foi apontado como o principal culpado do vexame
"O brasileiro assinou sua sentença de morte no Barcelona. Foi um reflexo da impotência e indolência do time em Anfield", relatou o jornal AS.
Assim, em meio a pesadas críticas, Coutinho não consegue contornar o problema de relacionamento com a torcida do Barcelona. Recentemente o brasileiro já foi vaiado no Camp Nou tendo respondido com os dedos nos ouvidos para mostrar que estava surdo ao comemorar um gol. Neste cenário, Messi teve de intervir e pedir para que o público parasse de vaiá-lo.
O que pensa Coutinho?
Coutinho confiava em contornar as críticas no Barcelona com a conquista da Tríplice Coroa - Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Liga dos Campeões. Isso, pois segundo apurou o UOL Esporte, a intenção do brasileiro é a de permanecer no clube, onde tem contrato vigente até 2023.
O jogador da seleção avalia que passou por crise de confiança ao ver o técnico Ernesto Valverde preferir a escalação de Ousmane Dembélé em momentos importantes da temporada e está descontente com o fato de ser substituído constantemente no time.

Imagem: LLUIS GENE / AFP
A falta de interesse em uma transferência passa muito pela recusa de voltar ao futebol inglês, mercado em que é extremamente valorizado. Ele e a família consideram a cidade de Barcelona como a melhor para o atual momento de carreira.
As sondagens por Coutinho passaram a ser constantes com a instabilidade no Barcelona. Os brasileiros do PSG (Neymar, Thiago Silva, Marquinhos e Daniel Alves) já conversaram sobre uma transferência para o clube francês, embora o negócio pareça impossível pela péssima relação entre os clubes. Na Inglaterra, Manchester United e Chelsea são apontados constantemente pela mídia catalã como clubes interessados no jogador.
A chance de reviravolta de Coutinho na situação no Barcelona parece ser a final da Copa do Rei, no dia 25 de maio. Uma exibição de alto nível diante do Valencia ganhou o peso de obrigação.

Compartilhe:
Imagem Nuvem de Notificações