por Tufano Silva
Lateral-esquerdo de técnica apurada e que aparecia muito bem como elemento surpresa no ataque, André Luiz Moreira, o André Luiz, jogador que chegou a ser comparado com Roberto Carlos em seu início de carreira no São Paulo, no ano de 2011 seguia jogando profissionalmente, atuando na Major League Soccer, a liga de futebol dos Estados Unidos, atuando pelo time do San José Earthquakes.
Nascido na capital paulista em 14 de novembro de 1974, André Luiz conseguiu se firmar como titular da forte equipe do São Paulo muito cedo, antes mesmo de completar 20 anos, em 1993. Por conta de seus passes e bom chute de fora da área, o jogador também chegou a atuar no meio-campo do Tricolor paulista.
Nos quatro anos em que permaneceu no Morumbi, o lateral ajudou o clube a conquistar alguns dos seus principais títulos, como a Copa Libertadores da América (1993), o Mundial Interclubes (1993), a Supercopa da Libertadores (1993), a Recopa Sul-Americana (1993 e 1994) e Copa Conmebol (1994).
André Luiz foi negociado com o Corinthians na temporada de 1997. Nessa sua primeira passagem pelo Parque São Jorge, por conta de lesões, o jogador atuou em apenas 40% das partidas em que o Timão disputou durante sua permanência. No entanto, o que marcou o lateral foi o gol marcado no São Paulo, na final do Campeonato Paulista de 1997, o qual deu o título daquele ano ao Alvinegro.
Se transferiu para o Tenerife-ESP ainda naquela temporada. Ficou por lá até 1999, quando retornou ao futebol brasileiro, para defender por empréstimo o time do Cruzeiro. Após uma rápida passagem pelo Albacete-ESP, André Luiz voltou ao Corinthians em 2000, onde ficou por mais um ano e conquistou mais um Paulista, o de 2001.
Após deixar o Timão, o lateral se aventurou no futebol francês, defendendo por lá os times do Olympique de Marselha e Paris Saint-Germain. Teve mais uma passagem pelo Alvinegro do Parque São Jorge, em 2003, mas logo se transferiu para o Fluminense.
Jogou dois anos pelo Ajaccio, da França, acertando sua volta ao Brasil em 2006, desta vez para defender o Santos. Do Alvinegro praiano, foi para o Jaguares de Chiapas-MEX, onde ficou até se transferir para o futebol norte-americano.
André Luiz foi convocado algumas vezes para defender a Seleção Brasileira. Pelo selecionado nacional o lateral-esquerdo realizou 12 jogos, com nove vitórias, dois empates, uma derrota e marcou dois gols.
Saudade: Há dez anos morria Radar, que jogou na Lusa e no Flamengo
O ex-centroavante, em destaque na foto do Rubro-Negro de 1978. Foto: ReproduçãoAchados & Perdidos: Há 43 anos, em Tóquio, o Flamengo conquistava o Mundial de Clubes
Nunes foi a estrela da partida diante do Liverpool. Foto: site oficial da CBFAchados & Perdidos: Primeiro estádio corintiano, Parque São Jorge teve recorde de público em jogo com Pelé em campo
F1: Norris vence em Abu Dhabi, garante o vice e ajuda McLaren na conquista do título de Construtores
Sem vencer há três rodadas, Juventus recebe o Bologna neste sábado; as escalações
Achados & Perdidos: De virada, Cruzeiro derrotava o Santos e conquistava a Taça Brasil de 1966, há 58 anos
Bortoleto repete feito da F3 e conquista o título da F2 em seu ano de estreia
Achados & Perdidos: Milton Neves narrando uma emocionante final do Metropolitano de Futsal
Alpine terá a holandesa Nina Gademan para a temporada de 2025 da F1 Academy
Saudade: Há quatro anos morria Alejandro Sabella, técnico da Argentina, ex-jogador do Grêmio
Precisando vencer, Palmeiras ainda pode contribuir para o rebaixamento do Flu; as equipes
Botafogo recebe o São Paulo precisando de um empate para conquistar o Brasileiro; as formações