Elenco santista era comandado por Muricy Ramalho, atualmente coordenador de futebol do São Paulo. Foto: Santos/Divulgação

Elenco santista era comandado por Muricy Ramalho, atualmente coordenador de futebol do São Paulo. Foto: Santos/Divulgação

Boa parte da torcida santista certamente se lembra de cor e salteado a escalação do Santos campeão da Libertadores da América há exatos dez anos. Os mais fanáticos certamente vão se lembrar de praticamente todo o elenco alvinegro comandado pelo técnico Muricy Ramalho, que levantou a taça no estádio do Pacaembu, no dia 22 de junho de 2011, ao vencer o Peñarol por 2 a 1.

Foram utilizados 22 atletas na histórica campanha alvinegra que terminou com o Tri. Dez anos depois, alguns desses nomes já se aposentaram, outros brilham no futebol mundial e seleção brasileira.

VEJA POR ONDE ANDAM OS PROTAGONISTAS DO TRI

GOLEIROS

Herói do Peixe especialmente nas oitavas de final, quando fez partida brilhante diante do América- do México, o goleiro Rafael está no Reading, da Inglaterra, time que disputa a segunda divisão inglesa. Os outros dois goleiros do elenco santista eram Vladimir, atualmente terceiro goleiro do Peixe, e Felipe, que está no Tombense. Ambos, porém, não jogaram.

 Goleiro Rafael está no Reading, da Inglaterra. Foto: Instagram/Reprodução

LATERAIS

Titular em boa parte da campanha alvinegra, o lateral Jonathan atualmente está no Athletico-PR. Seu substituto imediato era Pará, que voltou ao Santos em 2019 e segue como titular da equipe atualmente.

Danilo, que jogava hora como lateral e na maior parte das vezes como volante, está na Juventus, da Itália, e tem sido titular da seleção brasileira.

Na esquerda, o Peixe contava com o ídolo Léo e com o jovem Alex Sandro. O primeiro se aposentou em 2014 e vive em Santos atualmente. Já Alex Sandro está na Juventus, da Itália, e compõe a seleção brasileira do técnico Tite.

 Danilo e Alex Sandro estão atualmente na Juventus e seleção brasileira. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

ZAGUEIROS

Capitão da conquista histórica, Edu Dracena se aposentou em 2019 e atualmente é assessor técnico do Palmeiras, seu último clube como jogador. Companheiro de Dracena na zaga santista, Durval se aposentou em janeiro de 2020, seu último time foi o Sport.

Dos suplentes da defesa santista, Bruno Rodrigo se aposentou em 2017, enquanto Bruno Aguiar está no Novorizontino.

 Edu Dracena é assessor técnico do Palmeiras. Foto: Cesar Greco

MEIO-CAMPISTAS

Peça fundamental e que ganhou a titularidade com a chegada de Muricy Ramalho ao time, o volante Adriano Pagode está atualmente no Imperatriz-AM. Já Arouca, destaque daquela equipe e autor do passe para o gol de Neymar na final, está no Figueirense.

Ídolo da torcida alvinegra, Elano se aposentou em 2016 defendendo o Santos, se tornou auxiliar do clube, chegou a comandar a equipe interinamente e atualmente dirige a Ferroviária.

Outro destaque daquela equipe, Paulo Henrique Ganso está atualmente no Fluminense e chegou a negociar seu retorno ao Peixe nas últimas semanas. O negócio, porém, não avançou, mesmo com o desejo do técnico Fernando Diniz em contar com o jogador.

O elenco alvinegro contava ainda com o volante Rodrigo Possebon, que se aposentou em 2011 e atualmente é gerente de futebol; Alan Patrick, que atualmente está no Shakhtar Donetsk; Felipe Anderson, que defendeu o Porto na última temporada, mas pertence ao West Ham, da Inglaterra; Charles, volante ex-Cruzeiro e que está atualmente no Antalyaspor.

 Elano é treinador da Ferroviária. Foto: Facebook/Reprodução

ATACANTES

O grande nome daquele time teve uma sequência de carreira conhecida: após brilhar pelo Peixe e pelo Barcelona, Neymar está no PSG e é titular absoluto da seleção brasileira.

Quem fazia dupla de ataque com o camisa 11 santista era Zé Love, atualmente no Brasiliense. Outra peça importante naquele elenco foi Maikon Leite está atualmente no Petro de Luanda, time de Angola.

Também estavam no plantel santista Keirrison, atacante com passagem por Coritiba, Palmeiras, que chegou a ser contratado pelo Barcelona, sua última equipe foi o Londrina e atualmente está sem clube; Diogo, revelado pela Portuguesa, com passagem por Olimpiakos, Flamengo e Palmeiras, atualmente está no BG Pathum United, da Tailândia.

 Zé Love está no Brasiliense. Foto: Facebook/Reprodução

Últimas do seu time