O resultado aumenta a pressão sobre o time paulista

O resultado aumenta a pressão sobre o time paulista

Do UOL, em São Paulo

Em um jogo de poucas chances claras, o Cruzeiro levou a melhor no Mineirão e venceu por 1 a 0 o Palmeiras nesta quarta-feira (30), pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Rafael Sóbis fez o gol decisivo no segundo tempo, aproveitando falha da defesa alviverde: Edu Dracena errou ao tentar cortar o cruzamento de Robinho.

Foi a segunda vitória seguida do Cruzeiro e também a segunda derrota consecutiva do Palmeiras. O time celeste subiu para a sexta posição no Brasileiro, com 13 pontos, enquanto os alviverdes caíram para o 10º lugar, com 11.

O resultado aumenta a pressão sobre o time paulista, que tentará buscar a recuperação no clássico contra o São Paulo no próximo sábado (2), no Allianz Parque. Já os mineiros voltam a campo no domingo (3), fora de casa, diante do Ceará.

Cruzeiro toma a inciativa, Palmeiras espera
Jogando em casa, o Cruzeiro tomou as rédeas da partida desde o apito inicial. O time mineiro ficou mais com a bola e procurou trocar passes rápidos para abrir a defesa alviverde, às vezes deixando os dez jogadores de linha no campo de ataque. Já o Palmeiras se fechou, com Lucas Lima e Willian tentando bloquear os passes no meio-campo e duas linhas de quatro mais atrás, à espera de um contra-ataque. O primeiro tempo foi de muita marcação e pouquíssima emoção.

Sassá atormenta os zagueiros e perde boa chance
O Cruzeiro foi superior na primeira etapa e, apesar de não criar muitas oportunidades claras, foi mais perigoso que o Palmeiras. Robinho, Thiago Neves e Rafael Sóbis procuraram muitas bolas para Sassá, que atormentou os zagueiros rivais: Edu Dracena e Antônio Carlos sofreram contra a força física do centroavante. Sassá ainda perdeu a melhor chance dos primeiros 45 minutos ao receber cruzamento da esquerda e cabecear para fora. No segundo tempo, caiu de produção e foi substituído por Raniel.

Erros técnicos atrapalham plano do Palmeiras

Jogando mais recuado, o Palmeiras até teve chances de contra-atacar em velocidade após roubar a bola, mas os erros técnicos prejudicaram uma boa execução do plano de jogo alviverde. Dudu e Keno, os principais responsáveis por puxar os contragolpes, fizeram partidas apagadas tecnicamente e erraram muitas jogadas que poderiam proporcionar lances de perigo. Lucas Lima também foi mal e deu lugar a Hyoran no intervalo.

Cruzeiro aproveita vacilo da defesa e marca
O Palmeiras melhorou um pouco na volta para o segundo tempo e passou a agredir mais o Cruzeiro. Dudu exigiu boa defesa de Fábio após um chute forte da entrada da área. Mas foi o time da casa que abriu o placar, aos 23 minutos: Robinho cruzou da direita, Edu Dracena falhou ao tentar afastar e a bola sobrou para Rafael Sóbis, que virou rápido para finalizar e vencer Jailson no Mineirão.

Roger tenta com Moisés e Deyverson
Roger Machado tentou recolocar o Palmeiras no jogo após levar o gol com as entradas de Moisés e Deyverson nos lugares de Dudu e Willian, que jogaram mal. Com um centroavante de área, o time alviverde buscou mais as jogadas aéreas e as bola esticadas, mas a estratégia não surtiu efeito nos 15 minutos finais. O empate acabou não vindo.

Marcos Rocha leva amarelo e não enfrenta o São Paulo
O Palmeiras não terá seu lateral direito titular Marcos Rocha para o clássico contra o São Paulo no próximo sábado. O camisa 2 recebeu seu terceiro cartão amarelo após uma falta em Rafael Sóbis no primeiro tempo e está suspenso para o próximo jogo. A tendência é que Mayke assuma a posição.

Foto: Pedro Vale/AGIF (via UOL)

Últimas do seu time