Piloto de 24 anos foi confirmado para o GP de Sakhir. Foto: Haas F1 Team

Piloto de 24 anos foi confirmado para o GP de Sakhir. Foto: Haas F1 Team

Assim que as luzes vermelhas se apagarem no próximo domingo (6) para o início do GP de Sakhir, o brasileiro Pietro Fittipaldi será o quarto representante da família a disputar um GP de Fórmula 1, seguindo os passos de seu avô Emerson, do tio avô Wilsinho e do primo Christian.

Pietro, de 24 anos, foi confirmado nesta segunda-feira (30) pela equipe Haas, da qual faz parte como piloto reserva e de desenvolvimento, após o fortíssimo acidente sofrido por Romain Grosjean no último domingo (29) na primeira volta do GP do Bahrein, vencido por Lewis Hamilton.

Com queimaduras nas mãos, Grosjean não terá condições de estar no mesmo Bahrein, que desta vez terá a prova disputada pelo anel externo do circuito.

"Primeiramente, estou muito feliz pelo fato de que o Romain (Grosjean) está seguro e se recuperando muito bem. Estamos todos bem aliviados e mais tranquilos por seus ferimentos serem relativamente menores depois de um incidente tão grande. Obviamente, não é um conjunto ideal de circunstâncias para ter minha primeira oportunidade de competir na Fórmula 1, mas sou extremamente grato a Gene Haas e ao Guenther Steiner, que tiveram fé em me colocar para pilotar neste fim de semana", disse Pietro, que  testou pela equipe o VF-18 e o VF-19 nas temporadas 2018 e 2019, respectivamente em Abu Dhabi, Barcelona e justamente no Bahrein, palco de sua etapa de estreia, em que ele andará pela primeira vez com o VF-20, atual modelo da Haas.

Para se ter uma ideia do que os testes que Pietro Fittipaldi fez com a Haas em 2018 e 2019, ele percorreu aproximadamente 2.200 quilômetros, o equivalente a cerca de sete GPs de Fórmula 1.

Pietro Fittipaldi já testou pela Haas em Abu Dhabi, Barcelona e Bahrein, andando o equivalente a cerca de sete GPs de Fórmula 1. Foto: Haas F1 Team

HISTÓRICO DOS FITTIPALDI NO AUTOMOBILISMO

Wilson Fittipaldi, o Barão (1920 - 2013), saudoso radialista, locutor de corridas de Fórmula 1, incuindo aquela que rendeu o primeiro título brasileiro na categoria, justamente a seu filho Emerson Fittipaldi, em 1972. Antes, em 1948, narrou a primeira vitória internacional de um piloto brasileiro, com Chico Landi, no GP de Bari (Itália).

Wilsão era um apaixonado por esporte a motor, responsável por organizar a primeira edição das 1000 Milhas Brasileiras, e a influência foi enorme em seus dois únicos filhos, o mais velho, Wilsinho e o caçula, Emerson.

Emerson Fittipaldi acabou estreando primeiro na Fórmula 1, em 1970, pela Lotus, equipe com a qua conquistou o primeiro dos seus dois títulos, em 1972. Em 1974, pela McLaren, foi bicampeão.

Wilsinho Fittipaldi estreou na Fórmula 1 em 1972 pela Brabham, equipe pela qual também competiu em 1973, ano dos três pontos que conseguiu na categoria, com o sexto lugar na Argentina e o quinto na Alemanha.

Ficou fora do Mundial de 1974 e voltou a competir em 1975, por sua própria equipe, a Copersucar-Fittipaldi, time que a partir de 1976 contou com Emerson Fittipaldi como piloto. O time foi desfeito ao término da temporada de 1982.

O terceiro do "clã" Fittipaldi a competir na Fórmula 1 foi Christian, filho de Wilsinho, que estreou em 1992 pela Minardi. Ainda na Minardi, Christian disputou o campeonato seguinte, e em 1994 competiu pela Footwork, conseguindo um total de 12 pontos nestes três anos.

Na sequência, fez uma bela carreira no automobilismo norte-americano, primeiro pela Fórmula Indy e depois por NASCAR e Sports Car, nesta última sendo bicampeão, em 2014 e 2015. Também disputou a Stock Car e o Troféo Linea no Brasil.

OUTRO DA FAMÍLIA, O IRMÃO ENZO...

Enzo Fittipaldi, de 19 anos, irmão de Pietro, é outro que está trilhando seu caminho em busca de integrar o grid da Fórmula 1 futuramente. Ele está vinculado à Academia da Ferrari.

Enzo foi campeão da F4 Italiana em 2018 e em 2020 disputou a Fórmula 3, terminando o certame em 15º lugar.

ABAIXO, O VÍDEO COM AS ENTREVISTAS COMPLETAS DE PIETRO FITTIPALDI E ENZO FITTIPALDI A MARCOS JÚNIOR MICHELETTI NO BELLA MACCHINA EM DEZEMBRO DE 2017, COM EDIÇÃO DE LUCAS MICHELETTI


   

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

Últimas do seu time