Local recebeu artistas famosos nos anos 60. Foto: Reprodução

Local recebeu artistas famosos nos anos 60. Foto: Reprodução

Com um time de futebol que brilhava no Brasil e em torneios e amistosos internacionais, o Santos Futebol Clube apostou em um projeto ambicioso na década de 1960, quando comprou um imóvel no bairro do Gonzaga, em Santos, onde funcionou por uma década o suntouso Parque Balneário Hotel, que pertencia à família Fracarolli, capitaneada por João Fracarolli, torcedor fanático do clube da Vila Belmiro.

A ideia do então presidente do clube, Athiê Jorge Cury, era de que o hotel pudesse ser transformado em um cassino, supondo que houvesse a liberação dos jogos no Brasil, o que acabou não acontecendo, inviabilizando sua continuidade, onde deveriam funcionar as sedes administrativa e social do clube.

De qualquer forma, durante o tempo em que funcionou, o Parque Balneário Hotel era um local de referência de hospedagem, oferecendo 200 quartos e dez apartamentos completos em uma área total de 15.500 metros quadrados, onde se destacavam um salão de quase 400 metros quadrados com piso de mármore, chamado de Salão Dourado.

De acordo com o historiador Guilherme Guarche, do Centro de Memória do Santos Futebol Clube, diversas personalidades protagonizaram shows no local, entre eles, Elis Regina, Chico Anísio, Luiz Vieira, Morgana, Jair Rodrigues, Roberto Luna, Germano Mathias, Ciro Monteiro, Alaíde Costa, Leny Eversong, Claudete Soares, Nara Leão, Conjunto Farroupilha, Wilson Miranda, orquestra de Cid Gray, Bievenido Granda, Ângela Maria, Demônios da Garoa e Noite Ilustrada.

VALOR, PAGAMENTO E DIFICULDADES

O hotel foi comprado pelo Santos junto à família Fracarolli em 8 de junho de 1962, com valor estipulado em 6 bilhões e 55 milhões de cruzeiros, sendo 255 à vista e mais 24 parcelas mensais de 250 milhões de ruzeiros.

Porém, o Santos Futebol Clube não conseguiu cumprir seus compromissos juntos à família Fracarolli e o imóvel acabou sendo vendido dez anos depois, em 1972. Hoje, no local, funciona o Shopping Balneário, inaugurado em 29 de novembro de 1977, empreendimento que abriga 200 lojas, sendo 15 estabelecimentos em uma ampla área de alimentação.

O Hotel Parque Balnário na década de 1960, no bairro santista do Gonzaga. Foto: Reprodução

 

O Shopping Balneário, inaugurado em 1977, onde antes funcionou o hotel que pertenceu ao Santos Futebol Clube. Foto: Divulgação

 

 

 

Últimas do seu time

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa