Entenda o deslize da editora na publicação de várias figurinhas

Entenda o deslize da editora na publicação de várias figurinhas

Clique aqui e saiba o que é o "Pano Pra Manga"

Na última quinta-feira (3 de abril de 2014), foi uma data que mexeu com a cabeça dos brasileiros, pois deu-se início as vendas das tão esperadas figurinhas da Copa do Mundo de 2014.

Os colecionadores não saem das bancas, estão sempre atrás das novas caras que ainda não possuem para completar a lacuna deste “livro de ouro”. E convenhamos, essa edição está realmente contagiante!

Para quem não sabe, nem todos os atletas do álbum estarão na Copa. Contudo, a Panini, editora responsável pela comercialização, fez a sua própria escalação de todas as seleções e tentou deixá-la a mais próxima possível das oficiais, que aguardam divulgação.

Este trabalho de “adivinhação” da Panini, ao selecionar os atletas mais de dois meses antes do mundial e tentar acertar quem estará em campo, é extremamente difícil!

Enquanto esses apaixonados se divertem e interagem com as figurinhas, mal notaram que muitas estão desatualizadas. A coluna Pano Pra Manga conferiu todos os uniformes das figurinhas e constatou as falhas. Os consumidores mereciam no mínimo, a perfeição dos cromos, uma vez que, são editados e trabalhados no computador.

Os selecionados do Brasil, México, Espanha, Colômbia, Japão, Equador, França, Argentina, Alemanha, Gana e Rússia, correspondem aos uniformes que desfilarão na competição organizada pela Fifa.

Já as seleções da Croácia, Camarões, Holanda, Chile, Austrália, Grécia, Costa do Marfim, Uruguai, Costa Rica, Inglaterra, Itália, Suíça, Honduras, Bósnia, Irã, Nigéria, Portugal, Estados Unidos, Bélgica, Argélia e Coréia do Sul, apresentaram seus jogadores trajando as camisas anteriores ao que irão usar na Copa.

Importante ressaltar que, a Panini e a Seleção Inglesa, mais uma vez não entraram em acordo. O brasão da FA (The Football Association) e o logo da Nike não aparecem nas figurinhas desta edição. Esta indefinição se deve por falta dos direitos de imagem e assim, a empresa possui apenas o direito de usar a imagem dos jogadores, mas os direitos da federação para usar a camisa e o logo, não foram licenciados. A última vez que o emblema do English Team apareceu, foi no álbum da Copa de 1990.

Agora, o que não podemos entender é: como a Bósnia pode utilizar a segunda camisa e ainda por cima do antigo fornecedor? Uma potência em marketing esportivo como os Estados Unidos aparecer com o uniforme de treino? E a Argélia vestir o casaco de viagem?

Para os mais detalhistas e aficionados, é inconcebível!

Apesar disso, a coluna Pano Pra Manga acredita que esse deslize não influencia no interesse dos colecionadores e muito menos interferir nas vendas. Mas o fato ficou registrado!

Arte: Túlio Nassif/Portal TT

Últimas do seu time