Verdão conquistou duas Libertadores no ano, enquanto o Galo levou Brasileiro e Copa do Brasil. Foto: Cesar Greco

Verdão conquistou duas Libertadores no ano, enquanto o Galo levou Brasileiro e Copa do Brasil. Foto: Cesar Greco

Não é exagero afirmar que o trio Palmeiras, Atlético-MG e Fortaleza viveram em 2021 o melhor ano de suas histórias. Cada um a seu modo, os clubes conquistaram resultados históricos, encheram seus torcedores de orgulho e criaram boas expectativas para 2022.

O Verdão em 2021 levantou três taças: A Libertadores e a Copa do Brasil ainda válidas pela temporada 2020, mas que tiveram suas decisões entre janeiro e fevereiro deste ano por conta das paralisações provadas pela pandemia; e a Libertadores de 2021, vencida sobre o Flamengo

É verdade que o clube do Allianz Parque oscilou em termos de desempenho ao longo do ano, caiu precocemente na Copa do Brasil, perdeu o Paulista para o São Paulo. Mas cresceu nos momentos decisivos, superou adversários que investiram muito mais no ano para conquista o segundo título continental consecutivo e terminou o ano muito em alto.

Já o Galo encerrou uma fila que durava meio século: o time Mineiro conquistou o tão sonhado título brasileiro, que não vinha desde 1971, e de forma soberana, sobrando, amassando todos os adversários. Não bastasse isso, o time de BH levantou a tríplice coroa, ao conquistar também o Campeonato Mineiro e a Copa do Brasil.

Nem a saída do técnico Cuca reduz a expectativa sobre o Galo para 2022 depois de conquistar quase tudo neste ano e viver a temporada que muitos apontam como a maior de sua história.

No Fortaleza, a felicidade do torcedor não é menor. O Leão do Pici conquistou o título cearense e surpreendeu no Brasileirão ao fazer uma campanha histórica. Com um time valente e um trabalho brilhante do técnico argentino Vojvoda, o time cearense alcançou o quarto lugar no campeonato com 58 pontos e conquistou a vaga inédita na Libertadores.

O clube do Pici, que apenas quatro anos atrás, em 2017, ainda estava na Série C, se organizou, passou rapidamente pela Série B e se fixou na Série A, agora mostra capacidade de brigar por algo maior e consegue um resultado histórico. É fato que 2021 jamais sairá da memória do torcedor tricolor.

Últimas do seu time