Piloto da Penske largou na pole e liderou a maior parte da prova. Foto:Mike Harding/Divugação/ IndyCar

Piloto da Penske largou na pole e liderou a maior parte da prova. Foto:Mike Harding/Divugação/ IndyCar

Há exatamente um ano, o francês Simon Pagenaud (Penske-Chevrolet) vencia a 103ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, quebrando um jejum francês na icônica prova que durava desde 1920, ocasião em que Gaston Chevrolet triunfou.

Então aos 35 anos, campeão da Fórmula Indy em 2016, esta foi a quinta participação de Simon Pagenaud nas 500 Milhas de Indianápolis. Até então, sua melhor colocação havia sido em 2013, quando terminou em oitavo lugar.

COMO FOI A PROVA

Partindo da pole, Pagenaud liderou a maior parte da corrida mas precisou usar de muita habilidade para vencer a disputa derradeira pela vitória com o norte-americano Alexander Rossi (Andretti-Honda), que largou em nono e almejava repetir a conquista que obteve em 2016.

Pagenaud e Rossi se revezaram na liderança nas 14 voltas finais, isso após a prova ser interrompida com bandeira vermelha por conta de um acidente que envolveu vários carros. Os dois cruzaram a linha de chegada separados por apenas 0s2086.

O japonês Takuma Sato, vencedor da prova em 2017, acabou sendo uma surpresa em terceiro lugar, a partir do 14º posto no grid. O piloto da RLL-Honda apareceu bem no momento decisivo, mas claramente sem ter um carro tão equilibrado e veloz para brigar pela vitória, nem mesmo pelo segundo lugar.

Além da vitória com Pagenaud, a Penske ainda colocou mais dois carros no top-6, com Josef Newgarden em quarto e Will Power em quinto. Ed Carpenter (Ed Carpenter-Chevrolet) foi o sexto, após ter largado em segundo.

Ainda sobre a Penske, a última vez que um piloto que largou na pole venceu foi a bordo de um carro do time de Roger Penske, no caso Helocastroneves, em 2009, ano em que ganhou a prova pela terceira vez.

OS BRASILEIROS

Tony Kanaan (Foyt-Chevrolet) venceu as limitações de seu carro para completar a prova em um bom nono lugar. Matheus Leist, seu companheiro de equipe, foi o 15º, enquanto Helio Castroneves completou em 18º.

EM 2020...

Com a pandemia do novo coronavírus, a temporada da Fórmula Indy, a exemplo de quase todas as categorias do automobilismo mundial (exceto a Nascar) ainda não teve início em 2020. As 500 Milhas de Indianápolis deste ano estão marcadas para o dia 23 de agosto. Simon Pagenaud, qu foi o vencedor da prova no ano pasado e vice-campeão da temporada, segue na Penske. O título da categoria em 20219 foi do norte-americano Josef Newgarden, também da Penske.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DAS 500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS - 103ª EDIÇÃO

 

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

Últimas do seu time