Alemão foi perfeito na pista molhada de Barcelona. Foto: Divulgação

Alemão foi perfeito na pista molhada de Barcelona. Foto: Divulgação

Há exatamente 24 anos, sob chuva, após ter largado em terceiro lugar, o alemão Michael Schumacher vencia sua primeira corrida a bordo de uma Ferrari, no GP da Espanha, em Barcelona, sétima vez que guiava pela esquadra de Maranello.

Carregando o número 1 em seu carro escarlate naquele 02 de junho de 1996, em razão do título que trazia da Benetton do ano anterior, e também do outro (foi campeão em 1994 e 1995), Schumacher, então com 27 anos, devolveu a Ferrari após o topo do pódio após quase um ano. O último triunfo do time italiano havia sido no GP do Canadá de 1995, na única vitória do francês Jean Alesi na F1.

No pódio, ao lado de Schumacher, estava justamente Jean Alesi (Benneton-Renault), que havia vencido com a Ferrari pela última vez, e o canadense Jacques Villeneuve (Williams-Renault), que fazia seu ano de estreia na F1. A prova também marcou o primeiro ponto conquistado pelo brasileiro Pedro Paulo Diniz, então na Ligier-Mugen-Honda. Outros dois brasileiros participaram daquela corrida: Rubens Barrichello (Jordan-Peugeot), que chegou a brigar pela segunda colocação quando teve quebra no diferencial, e Ricardo Rosset (Footwork-Hart), que bateu.

A Ferrari não tinha o melhor carro na temporada em que Schumacher estreou pela escuderia, nem era a favorita à vitória na Espanha, mas o alemão contou com os erros de Damon Hill (Williams-Renault), o pole da corrida.

Aliás, a Williams dominou o campeonato de 1996, com Damon Hill conquistando o título e Villeneuve terminando como vice-campeão.

Schumacher, que venceu mais duas corridas naquele ano (Bélgica e Itália), fechou a temporada em terceiro lugar, com 59 pontos, 38 a menos que o campeão Hill.

FANTÁSTICO NA FERRARI

Ao todo, Schumacher venceu 72 provas pela Ferrari, entre 1996 e 2006. Antes, ganhou 19 GPs pela Benetton, totalizando 91 conquistas, recorde absoluto na Fórmula 1.

O ano de 2006 marcou sua primeira despedida das pistas da F1.

COADJUVANTE NA MERCEDES

Retornou à F1 em 2010 pela Mercedes, onde competiu até 2012, mas sem o brilho de antes. Neste período conquistou um único pódio, no GP da Europa de 2012, disputado em Valência, na Espanha.

Pela Mercedes, Schumacher terminou todos os três campeonatos que disputous atrás de seu companheiro de equipe, o compatriota Nico Rosberg.

Em 2010 foi o 9º (Rosberg, o 7º). Em 2011 ficou em 8º (Rosberg terminou em 7º), e em 2012 ficou mais atrás, em 13º (Rosberg fechou em 9º).

SITUAÇÃO DIFÍCIL

Atualmente com 47 anos, tenta se recuperar de um gravíssimo acidente sofrido em uma pista de esqui na França, em 29 de dezembro de 2013. Ele ficou em coma por mais de cinco meses, após bater a cabeça contra uma pedra.

A família do ex-piloto, heptacampeão mundial de F1, não divulga maiores informações sobre seu estado de saúde. Ele está sob cuidados médicos em sua mansão, na cidade de Gland, na Suíça.

Foto: YouTube

ABAIXO, AS ÚLTIMAS VOLTAS DO GP DA ESPANHA DE 1996, PRIMEIRA DAS 72 VITÓRIAS DE SCHUMACHER PELA FERRARI. NARRAÇÃO DE CLÉBER MACHADO E COMENTÁRIOS DE REGINALDO LEME

Festa ferrarista em 02 de junho de 1996 para a primeira das 72 vitórias de Schumacher pelo time de Maranello. Foto: Divulgação

 

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE MICHAEL SCHUMACHER NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"


   

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA

Últimas do seu time