Piloto italiano ganhou a disputa interna da Alfa Romeo em 1950. Foto: Divulgação

Piloto italiano ganhou a disputa interna da Alfa Romeo em 1950. Foto: Divulgação

Há exatos 72 anos, em Monza, o italiano Giuseppe Farina, com Alfa Romeo, tornou-se o primeiro campeao mundial de Fórmula 1, ao vencer o GP da Itália.

Naquele 3 de setembro de 1950, Farina já acumulava duas vitórias na temporada, no GP da Grâ Bretanha (Silverstone) e Suíça, (Bremgarten), e largou em terceiro lugar na prova italiana, última das sete daquela da temporada inaugural da categoria, e venceu. Fangio, seu principal adversário, abandonou com problema de válvula na 23ª das 80 voltas.

A Alfa Romeo, com o modelo Alfetta 158, dominou o campeonato com três de seus quatro pilotos nas três primeiras colocações, sendo que Farina fechou a temporada com 30 pontos, seguido pelo argentino Juan Manuel Fangio (27) e pelo italiano Luigi Fagioli (24).

Giuseppe Farina, que também era chamado de Nino Farina, morreu aos 59 anos, na cidade de Aiguebelle (França), em um acidente, mas não como piloto, no dia 30 de junho de 1966.

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE GIUSEPPE FARINA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

Giuseppe Farina com a Alfetta 158 na temporada de 1950. Piloto italiano foi o primeiro campeão de F1, no dia 03 de setembro daquele ano, em Monza. Foto: Divulgação

 

 

Últimas do seu time