Com nome de craque, Douglas Baggio tem 36 gols em 2012 e já mira voos mais altos no Fla

Com nome de craque, Douglas Baggio tem 36 gols em 2012 e já mira voos mais altos no Fla

Clique aqui e acesse o site OLHEIROS.NET

A torcida do Flamengo pode até se preocupar ? ou se aliviar ? com a saída recente de Ronaldinho Gaúcho do clube. Há alguns anos atrás, seria dito que um substituto à altura seria difícil de se encontrar. Mas se Papai Joel querer apostar num talento da base, o nome da vez pode ser Douglas Baggio. 

O garoto de apenas 17 anos lembra muito mais o estilo de Vagner Love ao de Ronaldinho em campo, mas no começo desse ano destruiu nos campeonatos sub-17 que disputou, e agora que treina no time profissional, pode ser uma bela alternativa para Joel Santana. Independente da categoria que disputa, Douglas tem incríveis 1,44 gols de média nessa temporada. São 36 gols em apenas 25 partidas.
   
Parente do Roberto Baggio?!

Ao se deparar com o nome de Douglas Baggio, logo vem a cabeça: "esse moleque é filho  ou tem algum parentesco com o Roberto Baggio??. A resposta é: não. Mas sim, tem a ver com o italiano que fez uma nação brasileira explodir de felicidade em 94.

Nesse mesmo ano, antes de Douglas nascer, seu João Amaro estava no ápice de sua torcida para a seleção canarinha na disputa de pênaltis com a Itália na Copa do Mundo. Antes do Codino Divino ir para a cobrança, João prometeu para a mulher que o próximo filho levaria o sobrenome do atacante italiano caso ele não marcasse. Dito e feito. Com a cobrança a la tiro de meta de Roberto Baggio, nasce Douglas Baggio.
   
Seu início

Natural de Jaboatão de Guararapes, seu primeiro clube foi a 14km da cidade, em Recife, no querido Santa Cruz. Aos 13 anos já estava com as camisas tricolores, e em seu segundo ano, infelizmente, honrou seu sobrenome.Era final da categoria infantil do Campeonato Pernambucano, Sport x Santa Cruz. Cobrança de pênaltis. Douglas foi bater e... errou. O Leão da Ilha do Retiro foi campeão, 5x4 na penalidades.

Entretanto, isso foi um breve imprevisto. Douglas Baggio é um dos principais cobradores do time juvenil do Flamengo, e conta com um incrível 100% de aproveitamento nos 7 pênaltis que cobrou em 2012.

O erro na final não atrapalhou em nada a carreira do atleta. Em 2010, Douglas foi para o CFZ ? o outrora popular "clube do Zico? - e devido a parceria com o Flamengo, foi direto para o rubro-negro. Desde então, Patrícia Amorim e sua diretoria tem que lutar e muito para manter a promessa.

Faro de artilheiro

Em 2011 Douglas sofreu um pouco com a idade ? aquele problema apontado por profissionais como o gerente de futebol do Fluminense, Marcelo Teixeira: o "pulo? do sub-15 para sub-17 prejudica quem tem 16 anos. Logo, o Baggio tupiniquim foi apenas um bom coadjuvante na equipe.

Diferente (mas MUITO diferente) deste ano. Mal completados cinco meses do ano, Douglas já marcou 36 gols ? e a tendência é aumentar ainda mais. Mesmo no ano passado, o garoto já deu uma importante colaboração em competições como a Copa Rio sub-17, na qual foi o terceiro artilheiro do clube com 3 gols.     Neste ano, para se ter uma ideia, nessa mesma Copa Rio, Douglas marcou 10 gols e ajudou na campanha do vice-campeonato do Flamengo, com uma atuação impecável na final contra o Internacional de Porto Alegre. O resultado foi 4x3 para o Colorado, mas mini-Baggio que deu show com 3 gols ? sendo 2 deles de pênalti, curiosamente.

Sua artilharia aumenta ainda mais quando analisamos o Campeonato Carioca sub-17. São 21 gols do flamenguista de Pernambuco, a maioria mostrando oportunismo e faro de gol. E sua leveza e velocidade em campo fazem lembrar bastante o estilo de Vagner Love. Ou se voltarmos um pouco mais no tempo, de Paulo Nunes...

Trote no garoto

Mês de maio foi especial para Douglas Baggio: foi quando ele começou a treinar no elenco profissional do Flamengo. E Renato Abreu logo tratou de batizá-lo: Paulo Nunes, devido a seu cabelo loiro no formato parecido do ex-atacante de Palmeiras e Grêmio.

Douglas pode aproveitar a boa geração de base do rubro negro para se firmar no time. Nomes como Luiz Antônio, Negueba, Muralha e Thomás aparecem com frequência no time principal ? inclusive Luiz é titular atualmente. Ao mesmo tempo, o jogador revelado no Santa Cruz tem que tomar cuidado. É bom lembrar que saiu nas surdinas que a diretoria do clube negociou a porcentagem de vários jogadores da base para contratar Vagner Love. Se a decisão foi acertada, ainda não dá pra saber.

O que já se sabe é que Douglas Baggio já é vigiado por olheiros internacionais. A princípio falou-se no nome da Inter de Milão, depois do Real Madrid. Também foi especulado no Chelsea, Milan e no Napoli (curiosidade inútil: a maioria times italianos, país de origem do Baggio, mas o Roberto).

Entretanto, para assinar contrato internacional, o atleta precisa completar 18 anos, o que só acontecerá em fevereiro do ano que vem. Até lá, a torcida flamenguista pode, quem sabe, contar com uma grande promessa nos gramados. Por quanto tempo não dá para saber. Mas quem sabe Papai Joel não o lança já nesse ano no Campeonato Brasileiro.

Ficha Técnica:

Nome: Douglas Baggio de Oliveira Costa
Data de Nascimento: 02/02/1995
Local de Nascimento: Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco
Clubes: Santa Cruz, CFZ, Flamengo
Seleções de base que defendeu: nenhuma

Imagem: @CowboySL

Últimas do seu time