Confira a análise sobre o maior clássico do Sul do país

Confira a análise sobre o maior clássico do Sul do país

A palavra que melhor define o Campeonato Brasileiro de 2011 provavelmente seja "imprevisível". Por mais que tentem, os especialistas matemáticos do futebol não conseguem acertar em seus prognósticos. O equilíbrio e o bom desempenho de times considerados menores tornaram a competição mais interessante e, consequentemente, mais difícil de analisar. Mesmo assim, alguns dados ajudam a entender o que se passou com as equipes durante o ano. Inclusive com a dupla Gre-nal.
E o que os números dizem sobre os times que se enfrentarão neste domingo?

Bola na rede

O Internacional, atual 6º colocado na tabela do Brasileirão com 57 pontos, tem 56 gols válidos. Grêmio, na 12ª posição com 48 pontos e 49 gols. Pelo Inter, quem mais balançou a rede foi o atacante Leandro Damião; foram 14 gols marcados ao longo da competição. Oscar aparece em segundo lugar, com 10 tentos, seguido do meia D´Alessandro, com oito. No tricolor, o atacante André Lima aparece em primeiro lugar com 9 gols; em segundo está o meia Douglas, que marcou oito vezes e, em terceiro, aparece outro meia: Marquinhos fez cinco gols neste Campeonato.
Das 506 finalizações coloradas, 55* resultaram em gol, totalizando 10,86% de aproveitamento. Leandro Damião foi quem mais finalizou no Inter, 91 vezes. No tricolor, foram 496 finalizações com 44 gols*, que correspondem a 8,86% de conclusões eficazes. O meia Douglas, seguido pelos atacantes André Lima e Escudero, são os maiores finalizadores do Grêmio, com 110, 51 e 48 jogadas conclusivas, respectivamente. Douglas arma as jogadas tricolores e também é ele quem mais finaliza. Será este um indício de que o ataque gremista carece de entusiasmo?
 
Equívocos
Grêmio errou mais passes: foram 1121 erros contra 1051 do lado do Internacional. O camisa dez gremista Douglas (novamente ele) errou mais para o tricolor: 177 passes contra 138 do dez colorado, D´Alessandro. Este dado permite confirmar que ambos centralizam as jogadas, cumprindo bem a função: naturalmente, quem toca mais vezes na bola, está mais sujeito ao erro.

Ladrões
 
Nas roubadas de bola, o Colorado aparece na frente: no total, foram 525, contra 505 do tricolor. O maior "ladrão" do Internacional é o volante Guiñazu, com 87 roubadas, seguido pelo lateral direito Nei, com 66; o terceiro da lista colorada é Kleber, lateral esquerdo, com 41 roubadas (palavrinha feia esta, hein...). No Grêmio, lateral roubou mais que volante: Mário Fernandes, que joga à direita do campo tricolor, tem 61 roubadas, seguido pelo volante Gilberto Silva, com 50 "furtos". Não é possível, só pela análise deste quesito isolado, dizer que Inter joga mais pelo meio e o Grêmio funciona pelos lados do campo, mas nota-se que ambos os times tem mais pegada no lado direito. É possível que, no domingo, vejamos a bola "vazar" com frequência.

Truculentos
No quesito "truculência", mais uma vez, dá Inter, com 706 faltas. O campeão colorado de faltas cometidas é o volante "ladrão de bola" Guiñazu, com 78. Nei vem logo atrás com 68 e o atacante Leandro Damião é o terceiro com 47 investidas. No Grêmio, foram cometidas 637 faltas, 87 das quais pelo volante Fábio Rochemback. André Lima é o segundo colocado com 50 e Fernando, volante, cometeu 46 faltas.

Bola Parada
No Gre-nal de gols de falta, deu empate. Os dois times marcaram apenas 3 gols de bola parada nesta edição do Campeonato Brasileiro. No Inter, Nei, D´Alessandro e Andrezinho marcaram um cada. Para o tricolor, Marquinhos fez dois gols de falta e o meia Douglas deixou o seu na conta.

E aí, os números ajudaram a dar uma ideia do que esperar no Gre-nal do próximo domingo? Provavelmente não. Neste "tudo ou nada" que será a final, colorados e gremistas entrarão em campo para vencer e não devem segurar o jogo, mas apostar nas jogadas ofensivas. Jogo de decisão é sempre uma surpresa, para alegria dos entusiastas do futebol-emoção e para desgosto dos matemágicos. Podemos arriscar um palpite em apenas um número: mais de 35 mil torcedores deverão encher o Beira-Rio para este que será um dos duelos mais emocionantes do encerramento do Brasileirão.
*Não considerados os gols contra marcados
Clique aqui e siga Juliana Campani no Twitter: @jucampani

Últimas do seu time