Luis Anechini, o Lua, esportista que se destacou no Sul de Minas, a partir de Muzambinho

Luis Anechini, o Lua, esportista que se destacou no Sul de Minas, a partir de Muzambinho

O que será que um muzambinhense, esportista dos bons, tem a ver com o dia de hoje? 

Vamos contar um pouco de história...

Há exatos 50 anos, em 20 de julho de 1969, o norte-americano Neil Armstrong (1930-2012) tornou-se o primeiro homem a pisar na Lua, coroando com chave de ouro a missão Apollo 11, após quatro dias de viagem a bordo do foguete Saturno-V, a partir de Cabo Canaveral, na Flórida.

Depois de Armstrong foi a vez de Edwin Aldrin, atualmente com 89 anos, fazer o mesmo, enquanto o outro astronauta da missão, Michael Collins (que está com 88 anos) comandava o módulo de comando e serviço que percorreu a órbita da Lua por 30 vezes enquanto os outros dois compatriotas norte-americanos realizavam pesquisas científicas e coletavam materiais da superfície do satélite natural da Terra.

A frase  de Neil Armstrong, logo após tocar no solo lunar, ficou famosa: "Um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanindade". Depois dele, outros 11 astronautas caminharam na Lua. Um deles, John Young (hoje com 87 anos), esteve presente na Missão Apollo 16, em 1972 e também fez parte do primeiro voo da Colúmbia, o chamado "Ônibus Espacial", em 1981, tendo como companheiro de viagem o astronauta Robert Crippen, que está com 81 anos.

E, entre as quase sete mil personalidades imortalizadas na seção "Que Fim Levou?" do Portal Terceiro Tempo, há apenas um cujo apelido é justamente "Lua", o Luis Anechini, grande esportista do Sul de Minas Gerais entre as décaddas de 50 e 80.

Muzammbinhense, o querido Lua foi jogador de futebol e árbitro, e morreu lá mesmo em sua cidade natal, em 22 de março de 1999.

Milton Neves relembra com carinho uma história sobre seu saudoso amigo Lua.

"Fui até sua casa, onde ele tinha uma gaveta transbordando de camisas e me emprestou uma branca de gola olímpica, linda, para minha formatura ginasial, porque o alfaiate, o Tonho Bocudo, não teve tempo de fazer minha roupa. No dia seguinte, minha querida mãe Carmen lavou a camisa e eu fui devolvê-la para o Lua. Mas ele me disse:  `não´, é para você, de presente", emociona-se Milton, que desconhece o motivo que levou o saudoso amigo Luis Anechini a ganhar o apelido de Lua.

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE LUA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

Jogadores do Muzambinho Esporte Clube na década de 50. Da esquerda para a direita: Ovídio Pires, Nego Magnoni e Lua. Foto enviada por Célio Sales

 

Neil Armstrong (1930-2010), pioneiro dos 12 homens que pisaram na Lua. Foto: Divulgação/NASSA

 

 ABAIXO, FOTOS DO SAUDOSO LUA, O LUIS ANECHINI

Últimas do seu time