Diogo Barbosa superou problemas físicos e hoje está à frente de Victor Luis. Foto: Cesar Greco/Ag.Palmeiras/Divulgação

Diogo Barbosa superou problemas físicos e hoje está à frente de Victor Luis. Foto: Cesar Greco/Ag.Palmeiras/Divulgação

Quando foram apresentados lado a lado no começo do ano passado como novos jogadores do Palmeiras, Marcos Rocha e Diogo Barbosa chegavam com status de titulares. Os dois vinham de temporadas de destaque com as camisas de Atlético-MG e Cruzeiro, respectivamente, e eram apontados como dois dos melhores da posição no país. Demorou um pouco, mas hoje, definitivamente, a dupla superou a concorrência e cumpriu a missão de se tornar dona das laterais alviverdes.

Com excelentes atuações em 2019, Marcos e Diogo formam atualmente a dupla de laterais preferida de Felipão. A situação é o inverso do ano passado, quando os concorrentes viviam fases melhores. Mayke teve uma grande subida de produção no segundo semestre e deixou Marcos Rocha no banco em jogos importantes, enquanto Victor Luís aproveitou problemas físicos de Diogo e, com atuações consistentes, também ganhou mais espaço.

A postura defensiva foi um dos empecilhos que fizeram com que os dois laterais demorassem um pouco mais para se firmarem. Felipão chegou a declarar no ano passado que preferia o posicionamento de Mayke ao de Marcos Rocha na hora da marcação, enquanto Diogo Barbosa sofria para manter a mesma solidez de Victor Luís. Esses problemas desapareceram em 2019 e os dois têm dado contribuições importantes também na parte ofensiva.

Leandro Miranda/UOL


Diogo Barbosa e Marcos Rocha foram apresentados juntos no Palmeiras em 2018
Imagem: Leandro Miranda/UOL

No caso de Diogo Barbosa, ele próprio já reconheceu que seu primeiro ano com a camisa do Palmeiras não foi como o esperado. O lateral esquerdo sofreu uma lesão ainda na pré-temporada e teve outros problemas ao longo do ano. Foi difícil engatar uma sequência para entrar na melhor forma e pegar confiança, o que só foi possível na atual temporada.

Isso não quer dizer que Mayke e Victor Luís estejam mal. O lateral direito tem jogado bem em 2019 e foi um dos destaques da vitória sobre o Sampaio Corrêa na Copa do Brasil, com um gol e uma assistência. Já Victor tem mantido a regularidade que já mostrava ano passado e não perde um jogo desde 30 de maio de 2018. Mas a subida de nível de Marcos Rocha e Diogo Barbosa fez com que a dupla ganhasse espaço mesmo assim.

Dentro do sistema de rodízio implantado por Felipão, é possível que Marcos e Diogo não estejam em campo neste sábado (8), quando o Palmeiras pega o Athletico-PR no Allianz Parque pelo Campeonato Brasileiro. Mas a julgar pelo momento atual da dupla, é nela que o treinador deve confiar nos momentos mais decisivos da temporada.

 

Últimas do seu time

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 San
    32
  • 2 Fla
    30
  • 3 Pal
    30
  • 4 Atl
    27
  • 5 São
    27
  • Veja tabela completa