O saudoso piloto brasileiro divulgou carro que tentou competir com o Opala. Foto: Reprodução

O saudoso piloto brasileiro divulgou carro que tentou competir com o Opala. Foto: Reprodução

José Carlos Pace (1944-1977), que completaria 75 anos neste domingo (6), foi o nome escolhido pela Ford para uma peça publicitária que utilizou o Autódromo de Interalagos (hoje chamado Autódromo José Carlos Pace).

O "Moco", como era conhecido, que morreu aos 32 anos em um acidente aéreo na cidade de Mairiporã-SP, na Serra da Cantareira, em 18 de março de 1977, foi a estrela do comercial do Ford Maverick em 1974, um ano após a montadora lançar o modelo que tentou competir com o Chevrolet Opala pela mesma faixa de mercado.

A disputa pelas vendas foi muito mais favorável ao Opala, produzido no Brasil entre 1968 e 1992, enquanto o Maverick foi comercializado entre 1973 e 1979. Nas pistas brasileiras o Maverick viveu seus momentos de sucesso, como carro mais vitorioso pelo Campeonato Brasileiro de Turismo, provas de endurance e Divisão 3.

A partir de 1979, o Opala reinou absoluto nas provas de turismo pelo Brasil, com a criação da Stock Car, tendo sido o primeiro modelo utilizado na categoria, depois substituído pelo Ômega e Astra. Atualmente a Stock utiliza um carro exclusivo, produzido pela JL, impulsionado por um motor V8.

José Carlos Pace, que também participou de campanhas publicitárias da Brahma, Martini e Goodyear, aparece no comercial do Ford Maverick andando pelo já complicado trânsito paulistano em 1974 até chegar ao portão 3 do autódromo onde ele venceu sua única corrida na Fórmula 1, em 1975, com Brabham-Ford.

ABAIXO, O COMERCIAL DE PACE COM O FORD MAVERICK

Um ano após protagonizar o comercial do Maverick, Pace venceu o GP do Brasil de 1975, na mesma pista de Interlagos, com a Brabham-Ford. Foto: Divulgação

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE JOSÉ CARLOS PACE NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?".

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI 

 

Últimas do seu time