Em 1975 um dos momentos mágicos do futebol brasileiro, com o 'Gol Iluminado' de Figueroa

Em 1975 um dos momentos mágicos do futebol brasileiro, com o 'Gol Iluminado' de Figueroa

Nos dias 7 e 14 de agosto, Internacional e Cruzeiro disputam uma vaga para a final da Copa do Brasil, após terem eliminado Palmeiras e Atlético-MG, respectivamente , em partidas disputadas na última quarta-feira (17). Os outros classificados da semifinal são Athletico-PR (que eliminou o Flamengo) e o Grêmio (que superou o Bahia).

Em 1975, então pelo Campeonato Brasileiro, Inter e Cruzeiro foram os finalistas. O Colorado não se deixou levar pelao favoritismo da chamada "Máquina Tricolor", e em pleno Maracanã venceu a equipe carioca por 2 a 0, gols de Lula e Paulo Cesar Carpegiani.

A Raposa, por sua vez, passou pelo Santa Cruz, em jogo parelho disputado no Recife, por 3 a 2. O ponta-direita Fumanchu marcou os dois gols pernambucanos, ambos de pênalti, enquanto Zé Carlos fez um e Palhinha anotou os outros dois para o time celeste.

A GRANDE FINAL ENTRE INTER E CRUZEIRO NO BEIRA-RIO

Tarde nublada em Porto Alegre no dia 14 de dezembro de 1975.

Final do Campeonato Brasileiro daquele ano, jogo único no Beira-Rio entre Internacional e Cruzeiro.

O ponta-direita Valdomiro sofreu falta no lado direito, próximo à grande área da equipe mineira.

Aos 11 minutos do segundo tempo, o próprio Valdomiro, camisa 7 da equipe colorada, cobrou a falta. A bola passou por Paulo Cesar Carpegiani e encontrou o zagueiro chileno Figueroa, que testou de cabeça, sem nenhuma chance para o goleiro Raul Plassmannn, decretando a vitória do time dirigido por Rubens Minelli, o primeiro título brasileiro do Inter, primeiro nacional também de um clube gaúcho.

O gol de Elias Ricardo Figueroa Brander ganhou até alcunha: "Gol Iluminado", em razão de uma nesga de sol romper o céu encoberto da capital portoalegrense e iluminar justamente o zagueiro do Inter no momento do cabeceio.

Aquele foi o primeiro dos três títulos brasileiros que o Inter conquistou. No ano seguinte, novamente com Rubens Minelli como treinador, o Colorado conquistou o bicampeonato, desta feita derrotando o Corinthians no Beira-Rio por 2 a 0. Em 1979, após dois confrontos com o Vasco, duas vitórias (2 a 0 no Maracanã e 2 a 1 no Beira-Rio), o terceiro caneco do time escarlate.

Em 2015, o cantor e compositor Kledir Ramil, da dupla gaúcha Kleiton & Kledir, foi entrevistado pelo Portal Terceiro Tempo para uma matéria alusiva àquele jogo, pelos 40 anos do primeiro título brasileiro do Inter, seu clube de coração.

"Essa data ficou inesquecível pra mim, eu não estava no jogo, mas não canso de assistir esse 1 a 0 em cima do Cruzeiro. E não só o jogo que nos deu o primeiro título do Brasileirão, mas aquele "Gol Iluminado" do Figueroa, aquilo é divino, uma presença de Deus, na hora em que ele foi meter a cabeça na bola e veio um raio de luz iluminando", lembrou Kledir.

ABAIXO, COM IMAGENS DO "CANAL 100", NARRAÇÃO DE CELESTINO VALENZUELA PARA A FINAL DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1975, INTERNACIONAL 1 X 0 CRUZEIRO, GOL DE FIGUEROA, O "GOL ILUMINADO", NO BEIRA-RIO.

Últimas do seu time