O resultado deixou a equipe do técnico Renato Gaúcho com 66 pontos

O resultado deixou a equipe do técnico Renato Gaúcho com 66 pontos

Do UOL, em São Paulo

Apoiado por mais de 40 mil torcedores na Arena, o Grêmio bateu o Corinthians por 1 a 0 neste domingo (2) em Porto Alegre e garantiu a vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores da América do ano que vem ao terminar o Campeonato Brasileiro na quarta colocação. Jael fez o único gol do jogo.

O resultado deixou a equipe do técnico Renato Gaúcho com 66 pontos, três a mais que o rival direto São Paulo, que perdeu para a Chapecoense. Já o time de Jair Ventura, que está de saída do cargo, encerra de forma melancólica a temporada. Com apenas 18 pontos no returno (mesma campanha do rebaixamento em 2007) e 44 no total, os corintianos terminam o torneio nacional em 13º, com vaga na Copa Sul-Americana.

O melhor: Everton

O atacante coroou o ano em que vestiu a camisa da seleção brasileira pela primeira vez com mais uma ótima atuação. Bastante acionado, criou boas jogadas, distribuiu dribles e por pouco não fez dois golaços.

O pior: Léo Santos

Mais uma vez apático como visitante, o Corinthians deixou a desejar em todos os setores. Mas o zagueiro foi especialmente mal, sendo presa fácil para Everton e errando lances bobos.

Só um time joga

Com Michel improvisado na zaga, o Grêmio começou a partida pressionando, enquanto o Corinthians, cuja principal novidade foi Gabriel na vaga do suspenso Ralf, não trocava três passes seguidos. Aos 11 minutos, Maicon cruzou, Henrique tentou cortar e Jael cabeceou. Era o gol tricolor que parecia questão de tempo.

Endiabrado

Everton infernizou a defesa do Corinthians no primeiro tempo. Primeiro, passou como quis por Fagner e Jadson antes de ser parado com falta. Minutos depois, entortou Léo Santos e carimbou a trave. Em seguida, deixou três adversários para trás e bateu para fora, quase anotando um gol de placa. Alisson, de cabeça, também esteve perto de ampliar para os donos da casa no primeiro tempo, enquanto os visitantes encerraram a etapa inicial sem criar uma chance de perigo sequer.

Segundo tempo burocrático

O Corinthians tentou mudar o cenário do jogo na etapa final. Paulo Victor teve que trabalhar pela primeira vez e defendeu chute de Romero. Mas o time da casa soube resistir às demais investidas e ainda assustou em contra-ataques. Léo Moura, Maicon e Jael foram muito aplaudidos quando substituídos. No Corinthians, Danilo substituiu Pedrinho e atuou pela equipe paulista pela última vez. Nem ele, nem ninguém, conseguiu alterar o placar novamente.

Festa para os campeões de 83

Antes da bola rolar teve um encontro especial! Alguns ídolos do campeonato mundial de 83, que completa 35 anos no próximo dia 11, estão aqui na Arena! ?? #GRExCOR #Brasileirão2018 #VamosTricolor pic.twitter.com/6u2l36OhZb

Festa para Renato

O herói do título da conquista de quase 35 anos atrás mais uma vez viveu uma tarde especial. De contrato renovado, Renato Gaúcho foi o mais celebrado quando a escalação tricolor foi anunciada na Arena. Também não faltaram cartazes de agradecimento pela permanência e provocações ao Flamengo, que pretendia o treinador.

De saída

O duelo na Arena deve ter sido o último de Jair Ventura no comando do Corinthians, que tem acerto encaminhado com Fábio Carille para o ano que vem. Em entrevista ao "Sportv" antes da partida, o atual comandante alvinegro tentou minimizar a situação. "Faz parte vida do treinador saber conviver. Quando você opta em ser treinador você tem que conviver com todas as situações. Sigo tentando fazer o meu trabalho da melhor forma. Como já disse algumas vezes, está nas mãos da diretoria a permanência ou não".

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Últimas do seu time