Abel Ferreira, técnico do Palmeiras. Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras. Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Há anos, Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG são os clubes de destaque no mercado da bola no futebol brasileiro. Mas, mesmo assim, nunca tínhamos visto as três poderosas equipes brilhando em uma mesma temporada como nesta de 2021. Tanto que é difícil de imaginar que os títulos mais cobiçados do ano (Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil) fujam das mãos do dominante trio do futebol nacional.

Bem, e falemos agora especificamente sobre a Libertadores, competição que os três são francos favoritos. Pelo que aconteceu nesta semana, vejo o Atlético-MG e o Flamengo mais empolgados para as semifinais do torneio continental do que o Palmeiras. Acontece que os times comandados por Cuca e por Renato Gaúcho vêm de grandes apresentações, mesmo em outras competições, enquanto a equipe de Abel Ferreira sequer era apontada como favorita no confronto contra o São Paulo.

Mas, mesmo com Fla e Galo voando, eu continuo apontando o Palmeiras como o time mais “casca grossa” do futebol sul-americano. E isso porque na mesma velocidade que cariocas e mineiros subiram de patamar, eles também podem cair. Enquanto isso, o trabalho no Verdão e mais constante e confiável. O time de Abel não oscila, e não sabemos, por exemplo, como Atlético e Flamengo reagirão se tiverem pela frente uma sequência de resultados ruins.

Por isso, apesar de estar encantado com o Fla e com o Galo, continuo apontando o Palmeiras como favorito para o título da Libertadores. O Verdão ainda é o time mais confiável do continente.

Últimas do seu time