Antes da chegada do técnico Vanderlei Luxemburgo, o Flamengo era lanterna do Campeonato Brasileiro e vivia risco intenso de rebaixamento

Antes da chegada do técnico Vanderlei Luxemburgo, o Flamengo era lanterna do Campeonato Brasileiro e vivia risco intenso de rebaixamento

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Flamengo usou com 100% de aproveitamento um artifício importante no futebol para resolver jogos e mudar o ambiente em um clube. Nos últimos cinco compromissos, o Rubro-negro teve cinco pênaltis a favor e converteu todos. Os gols ajudaram os cariocas na confirmação de um novo status na temporada.

Antes da chegada do técnico Vanderlei Luxemburgo, o Flamengo era lanterna do Campeonato Brasileiro e vivia risco intenso de rebaixamento. O novo comandante deu padrão ao time e as vitórias aconteceram em sequência. A última delas garantiu o Rubro-negro nas quartas de final da Copa do Brasil e veio com a repetição do fato ocorrido em partidas recentes.

Os 3 a 0 sobre o Coritiba no tempo normal da última quarta-feira contaram com dois gols de pênalti marcados pelo atacante Alecsandro. O segundo deles foi alvo de intensas reclamações dos jogadores do Coritiba depois do cruzamento de João Paulo tocar no braço de Norberto.

As penalidades ajudaram os cariocas na classificação às quartas de final do torneio eliminatório. Elas também foram fundamentais para a subida na tabela do Campeonato Brasileiro. Os triunfos por 2 a 1 sobre o Vitória, 2 a 0 frente ao Criciúma e 2 a 1 diante do Atlético-MG contaram com um pênalti cada a favor do Flamengo. Alecsandro, Mugni e Leo Moura converteram as cobranças.

Colecionando bons resultados, o time do técnico Vanderlei Luxemburgo saiu do status de "lanterna" para brigar por melhores posições no Campeonato Brasileiro e sonhar com o tetracampeonato da Copa do Brasil.

"Não temos que pensar lá em cima. Pensamos no jogo contra o Grêmio [sábado, ás 18h30, no Maracanã], que é um confronto direto. Depois, vira o turno e vamos ver os pontos para sair da confusão. Não temos a melhor equipe do campeonato. Se tivéssemos, eu não estaria no Flamengo e o time seria líder", ponderou Luxa.

Foto: UOL

Últimas do seu time