Piloto brasileiro disputa rodada tripla no traçado de Montmeló. Foto: Dutch Photo Agency

Piloto brasileiro disputa rodada tripla no traçado de Montmeló. Foto: Dutch Photo Agency

Caio Collet, com uma trajetória robusta nos monopostos, campeão da Fórmula 4 Francesa em 2018, da Fórmula Renault Eurocup entre os estreantes em 2019 e vice na tabela geral da mesma em 2020, disputa neste final de semana a etapa de abertura da F3, rodada tripla que acontecerá no traçado de 4.655 metros de Montmeló, em Barcelona.

Aos 19 anos, vinculado à Alpine Academy, Collet começará suas atividades de pista na sexta-feira (7), dia em que acontece o treino livre e a classificação para a corrida 3.

No sábado (8), as corridas 1 e 2 terão seus grids definidos da seguinte forma: na primeira valerá o resultado do classificatório com os 12 primeiros invertidos. Na segunda, o resultado da corrida 1, invertendo novamente os 12 primeiros. As provas de sábado terão suas largadas às 5h05 e 8h35 (de Brasília). Todas as três provas terão a duração de 40 minutos.

“Estou bem animado para a primeira corrida, até um pouco ansioso para iniciarmos logo o campeonato. Acho que mostramos uma boa competitividade, tanto eu quanto a equipe, então acredito que estamos bem preparados. Lógico, que corrida é diferente de teste, mas vamos trabalhar muito para termos um fim de semana positivo”, ressaltou Collet, de 19 anos, da equipe holandesa MP Motorsport.

O tempo exíguo, com apenas um treino livre antes da primeira classificação, foi destacado pelo piloto, que competirá em situação distinta daquelas em que esteve habituado até então, com duas corridas de grids invertidos.

“Teremos só um treino livre e vamos direto para a classificação. Depois são três corridas, duas com grids invertidos. É um formato totalmente novo para mim. Então, também preciso estar bem preparado mentalmente, para lidar com todas essas situações novas”, ávaliou Collet, que também mencionou o fato da F3 ser prova preliminar da etapa da Fórmula 1 no mesmo traçado de Barcelona, quando acontece a quarta etapa do Mundial, liderado pelo britânico Lewis Hamilton (Mercedes).

“Já tive algumas experiências, correndo junto com a Fórmula 1 e, sem dúvida, é muito especial”, ressaltou. “Agora também teremos a transmissão das corridas ai no Brasil e vai ser muito legal ter a torcida de todos”, encerrou o brasileiro, um dos 30 integrantes do grid da F3 nesta temporada. Na Europa, Enzo tem no currículo o título da Fórmula 4 italiana, conquistado em 2018, então pela equipe Prema.

PRÉ-TEMPORADA

Caio Collet, que compete pela equipe holandesa MP Motorsport ao lado do campeão da temporada passada da Fórmula Renault Eurocup, o francês Victor Martins, participou das três baterias de testes da pré-temporada da F3, liderando na Áustria, no Red Bull Ring, em Spielbeg. Em Barcelona, Victor Martins foi mais rápido nos dois dias de testes, com Collet em oitavo e 12º, respectivamente.

No início de abril, na Áustria, na primeira bateria de testes da pré-temporada, no Red Bull Ring, em Spielberg. Foto: Dutch Photo Agency

OUTRO BRASILEIRO

Às vésperas da abertura do campeonato, outro brasileiro, Enzo Fittipaldi, foi anunciado na última terça-feira (4) pela equipe Charouz para a temporada da F3, formando o trio do time tcheco ao lado do norte-americano Logan Sargeant e do francês Rashad de Gerus.

Será o segundo ano consecutivo de Enzo na F3. Em 2020, pela HWA Racelab ele disputou integralmente a temporada e terminou em 15º lugar, tendo um quarto lugar na segunda corrida de Mugello (Itália) como melhor resultado. 

Enzo Fittipaldi participou das duas primeiras corridas da temporada de 2021 da Indy Pro 2000 em Barber (Alabama), no mês passado, mas seu desejo em seguir buscando uma vaga futura na Fórmula 1 alterou os planos do piloto de 19 anos, que não continuará na categoria norte-americana.

NA TV

O BandSports, canal por assinatura do Grupo Bandeirantes, transmitirá todas as atividades do final de semana em Barcelona, ao vivo para todo o Brasil, inclusive o treino livre a partir das 5h05 e o classificatório às 8h35 de sexta-feira (7).

PROGRAMAÇÃO PARA A 1ª ETAPA DA FIA F3 (HORÁRIOS DE BRASÍLIA):

Sexta-feira (7)
5h05 às 5h50 – Treino Livre
8h35 às 9h05 – Classificatório

Sábado (8)
5h35 – Largada Corrida 1
11h45 – Largada Corrida 2

Domingo (9)
7h05 – Largada Corrida 3

CALENDÁRIO COMPLETO DA F3 EM 2021 (TODAS ETAPAS EM RODADAS TRIPLAS)

1ª ETAPA – 07 a 09/05/2021 – GP da Espanha (Barcelona)
2ª ETAPA – 25 a 27/06/2021 – GP da França (Paul Ricard)
3ª ETAPA – 02 a 04/07/2021 – GP da Áustria (Red Bull Ring)
4ª ETAPA – 30/07 a 01/08/2021 – GP da Hungria (Hungaroring)
5ª ETAPA – 27 a 29/08/2021 – GP da Bélgica (Spa-Francorchamps)
6ª ETAPA – 03 a 05/09/2021 – GP da Holanda (Zandvoort)
7ª ETAPA – 22 a 24/10/2021 – GP dos EUA (Austin)

ABAIXO, DETALHES SOBRE O CARRO E AS CORRIDAS DA FIA F3:

Formato do Final de Semana
- Na sexta-feira, os pilotos participam de um treino livre e o classificatório, que definirá o grid de largada da corrida 3 (no domingo)
- No sábado, acontecerão as corridas 1 e 2
- O grid da corrida 1 será definido pelo resultado do classificatório de sexta-feira, mas com os 12 primeiros invertidos
- Já para o grid da corrida 2 valerá o resultado final da corrida 1, também com os 12 primeiros invertidos
- As três corridas terão a duração de 40 minutos cada

Pontuação
- O piloto que marcar a pole position na sexta-feira receberá quatro pontos
- Nas corridas 1 e 2, os 10 primeiros colocados marcam pontos (15, 12, 10, 8, 6, 5, 4, 3, 2, 1)
- Na corrida 3, a pontuação será maior, já que não haverá grid reverso e valerá a classificação de sexta-feira (25, 18, 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2, 1)
- Em cada corrida, o piloto que fizer a melhor volta receberá dois pontos, desde que esteja entre os 10 primeiros ao final da disputa. Se ele estiver da 11ª posição em diante, não ganhará os pontos
- Nesta temporada, o máximo de pontos no final de semana para um piloto subiu de 48 para 65

Sobre o carro
- 30 carros idênticos no grid

- Chassis: Dallara Automobili
Monocoque de carbono, em conformidade com os padrões de segurança FIA F3 2019
Asas dianteiras e traseiras feitas de material composto de carbono

- Motor: Mecachrome 6 cilindros 3,4 litros aspirado com 380 cavalos de potência a 8000 rpm

- Caixa de Câmbio: seis marchas longitudinal, desenhada pela Hewland
Comando eletro-hidráulico da Magneti Marelli por meio de paddle shift no volante

- Pneus: Pirelli (três compostos: duro, médio e macio). Os pilotos possuem cinco jogos de pneus para seco e dois para molhado por evento

- Performance: 300 km/h de velocidade máxima

- DRS
Os pilotos podem usar o Sistema de Redução de Arrasto (DRS) como desejarem dentro das zonas DRS designadas durante os treinos livres e classificação.
Durante as corridas, no entanto, os pilotos só poderão ativar o DRS dentro das zonas designadas quando estiverem a menos de um segundo do carro da frente no ponto de detecção.
Além disso, durante a disputa, o DRS estará disponível para uso após duas voltas, a menos que seja decidido de outra forma pelo diretor de prova, devido às más condições climáticas ou bandeiras amarelas nas zonas DRS designadas.
As zonas DRS serão as mesmas usadas na Fórmula 1, em todos os circuitos do calendário.
As mesmas regras de segurança se aplicam: o DRS é desativado no final das zonas designadas e se o piloto usar os freios ou liberar o acelerador após a ativação.

Com informações da fgcom


     

 

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