Mercedes fez sua quinta dobradinha na temporada. Foto: Mercedes-AMG F1

Mercedes fez sua quinta dobradinha na temporada. Foto: Mercedes-AMG F1

Com uma largada agressiva em Montmeló, tomando o primeiro lugar do pole Valtteri Bottas, Lewis Hamilton venceu o GP da Espanha neste domingo (12) e agora é o novo líder do Mundial de Fórmula 1, com 112 pontos, pois além dos 25 pela vitória ainda somou um pela volta mais rápida.

Bottas, que terminou a prova em segundo, é o vice-líder do campeonato, com 105. A Mercedes, assim conseguiu sua quinta dobradinha em cinco etapas do certame, e Hamilton chegou ao seu 76º triunfo na F1.

E o melhor dos "outros" foi Max Verstappen, com a Red Bull-Honda, nesta temporada marcada por domínio da Mercedes. A Ferrari, sequer conseguiu um lugar no pódio, com Sebastian Vettel terminando em quarto e Charles Leclerc em quinto. Pierre Gasly, com a outra Red Bull, fechou a lista dos seis primeiros.

ESTRATÉGIA DE PNEUS E SAFETY-CAR

A prova foi marcada por um duelo interessante na estratégia de pneus. Verstappen largou com os macios e colocou macios em sua primeira parada nos boxes. Vettel trocou os macios pelos médios e Leclerc fez diferente, substituindo os macios pelos duros, apostando em uma parada. As Mercedes adotaram a mesma postura, de macios para médios, com Bottas e Hamilton.

Porém, um safety-car acionado por conta de um toque entre Lando Norris (McLaren) e Lance Stroll (Racing Point), alterou a previsibilidade do que poderia acontecer em termos de novas trocas ou não. Aliás, Norris e Stroll foram os únicos que não completaram a prova.

Com os carros reagrupados, disputa absolutamente aberta na parte final da corrida, restando 13 voltas.

Hamilton manteve-se à frente, com Bottas em segundo, Verstappen em terceiro e depois os dois carros da Ferrari, com Vettel e Leclerc, posições que não foram alteradas até a bandeira quadriculada, na volta 66.

PRÓXIMA ETAPA

Em duas semanas, no dia 26 de maio, acontece a sexta etapa do campeonato, o GP de Mônaco, que no ano passado coroou o australiano Daniel Ricciardo, então na Red Bull. Ele fez a pole (1min10s810) e venceu a prova, seguido por Vettel e Hamilton.

Três carros, Hamilton, Bottas e Vettel na tomada da primeira curva em Montmeló. Foto: Mercedes-AMG F1

 

 CLASSIFICAÇÃO FINAL - GP DA ESPANHA - MONTMELÓ - BARCELONA - 5ª ETAPA DO MUNDIAL DE F1

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 


Bella Macchina no YouTube: Clique no logo

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI

 

Últimas do seu time