Inglês parte da posição de honra na categoria pela 85ª vez. Foto: Mercedes-AMG F1

Inglês parte da posição de honra na categoria pela 85ª vez. Foto: Mercedes-AMG F1

O inglês Lewis Hamilton precisou utilizar de toda sua habilidade para conseguir neste sábado (25) a pole para o GP de Mônaco de Fórmula 1, sexta etapa do campeonato que será disputada amanhã nas ruas de Monte Carlo, a partir das 10h10.

Com 1min10s166, o pentacampeão foi 0s086 melhor que seu companheiro de equipe na Mercedes, Valtteri Bottas, que partirá ao seu lado na primeira fila. A marca de Hamilton, sua 85ª pole na F1, entra para a história como o novo recorde para o circuito monegasco. O piloto, aliás, utiliza neste fim de semana um capacete em homenagem a Niki Lauda, que morreu na última segunda-feira (20), aos 70 anos. O "halo" da Mercedes também reverencia o tricampeão austríaco, todo ele vermelho.

FERRARI PREJUDICA LECLERC, QUE VAI LARGAR EM 16º
 
Difícil entender a Ferrari durante o Q1, não devolvendo Leclerc à pista para tentar uma nova volta mais rápida com pneus macios. De acordo com o piloto monegasco, havia tempo suficiente para isso. 
 
"Estou muito decepcionado. Tínhamos algumas voltas para sair (dos boxes). Estou muito decepcionado, poderíamos usar um outro jogo de pneus. Preciso de explicações”, disse Leclerc, que sequer passou ao Q2.
 
A BRIGA "DOS OUTROS"
 
A Mercedes mais uma vez confirmou seu favoritismo, o que deixou a briga pela segunda fila acirrada, e acabou sendo vencida por Max Verstappen (Red Bull) e Sebastian Vettel (Ferrari), que partem em terceiro e quarto lugares, respectivamente. Porém, a defasagem de tempos dos dois mostrou o abismo que deve ser o GP de Mônaco neste domingo. Verstappen ficou a 0s475 de Hamilton e Vettel a 0s781.
 
O francês Pierre Gasly, com a Red Bull, abriria a terceira fila, em quinto, mas acabou punido por manobra que atrapalhou Grosjean. Assim, ele perderá três posições e largará em oitavo.
 
O quinto, assim, será Kevin Magnussen (Haas) com Daniel Ricciardo (Renault) ao seu lado, em sexto, justamente ele que foi o vencedor do GP de Mônaco em 2018.
 
Nenhuma novidade no final do pelotão, com as duas Williams na décima fila, Russel em 19º e Kubica em 20º.
 
CAMPEONATO
 
Hamilton lidera o campeonato com sete pontos de vantagem sobre Bottas (112 a 105) na temporada que teve cinco etapas com cinco dobradinhas da Mercedes. 
 
CURIOSIDAES SOBRE O GP DE MÔNACO
 
O circuito montado em ruas de Monte Carlo consagrou muitos pilotos, entre eles os maiores vencedores, Ayrton Senna (que ganhou seis vezes) e Graham Hill e Michael Schumacher, vencedores de cinco provas no Principado. 
 
Porém, Mônaco foi a prova de vitórias únicas para três pilotos da F1: o francês Jean-Marie Beltoise (1937 - 2015), vencedor da corrida em 1972, com BRM; o também francês Olivier Panis, em 1996, com Ligier-Mugen Honda, e o italiano Jarno Trully, em 2004, com Renault.
 
CHUVA?
 
A semana tem apresentado tempo instável no Principado. Há possibilidade da prova começar com asfalto molhado e pancadas ao longo das 78 voltas.
 
 
GRID - GP DE MÔNACO - MONTE CARLO - F1
 
Pierre Gasly (Red Bull) perdeu três posições por atrapalhar Romain Grosjean (Haas) durante a classificação.
 
 

 

Últimas do seu time