Mercedes foi soberana na sexta-feira no circuito francês. Foto: Mercedes-AMG F1

Mercedes foi soberana na sexta-feira no circuito francês. Foto: Mercedes-AMG F1

O finlandês Valtteri Bottas foi o mais rápido desta sexta-feira (21), primeiro dia de treinos livres para a oitava etapa do Mundial de Fórmula 1, o GP da França, em Paul Ricard, circuito localizado na Riviera Francesa, em Le Castellet, entre Marsellha e Toulon.

No dia que marca o início do verão para o hemisfério norte, com temperatura ambiente na casa dos 30ºC, Bottas completou sua volta mais rápida pelos 5.842 metros do traçado francês em 1min30s937, 0s424 abaixo do segundo colocado, seu companheiro de equipe na Mercedes, Lewis Hamilton, que liderou o TL1 pela manhã.

A Ferrari colocou-se seguramente nas duas posições seguintes, com Charles Leclerc em terceiro e Sebastian Vettel em quarto, entre seis e sete décimos atrás de Bottas.

A McLaren segue em evolução na temporada. Lando Norris ficou a pouco menos de um segundo de Bottas, superando a Red Bull de Max Verstappen, que fechou o top-6, sem conseguir subir de patamar apesar da atualização no motor Honda. A outra McLaren, com Sainz Jr., apareceu na sétima colocação.

INCIDENTE

Hamilton, aparentemente sem ter visto Verstappen durante o TL2, atrapalhou o holandês e os comissários abriram investigação por conta da manobra. O britânico pode ser advertido ou, até, receber alguma punição para a classificação, perdendo algumas posições no grid.

Neste sábado (22), a partir das 7h, os pilotos retomam os trabalhos para uma hora dos ajustes finais antes da classificação, marcada para 10h. A corrida, no domingo (23), começa às 10h10 (horários de Brasília).

FIA MANTÉM PUNIÇÃO A VETTEL

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo), divulgou nota oficial na França reiterando a punição a Vettel no GP do Canadá, então penalizado com cinco segundos por manobra que os comissários consideraram perigosa quando o alemão saiu do traçado e retornou a ele de forma perigosa, à frente de Hamilton.

CAMPEONATO

Após sete etapas, Lewis Hamilton lidera com 162 pontos e segue absoluto na liderança do Mundial. Bottas, o segundo colocado, soma 133. Vettel, em terceiro, está com 100 pontos. Verstappen é o quarto, com 88 e Leclerc está em quinto, com 72. 

COMO FOI O GP DA FRANÇA EM 2018...

No ano passado, após uma lacuna de dez anos no calendário da F1, a prova francesa foi vencida por Hamilton, com Verstappen em segundo e Raikkonen em terceiro. A pole foi Hamilton, em 1min30s029.

RESTANTE DA PROGRAMAÇÃO PARA O GP DA FRANÇA - PAUL RICARD (HORÁRIOS DE BRASÍLIA)

Sábado, 22 
Treino Livre 3 - 07h – 08h
Classificação 10h – 11h

Domingo, 23
Largada para ao GP (53 voltas) - 10h10  

2º TREINO LIVRE PARA O GP DA FRANÇA - PAUL RICARD (LE CASTELLET)

 

VELOCIDADES MÁXIMAS

Carros impulsionados por motores Mercedes e Ferrari ficaram entre os cinco que assinalaram as maiores velocidades no TL2. Bottas ocupou o topo da tabela passando com sua Mercedes a 334 km/h. Na sequência, Raikkonen (330 km/h), Stroll (329,6 km/h), Leclerc (329,5 km/h) e Magnussen (324,4 km/h). O melhor motor Renault apareceu em sexto, com Ricciardo, justamente em um dos carros da própria Renault, que atingiu a máxima de 329,3 km/h.

MAIORES VELOCIDADES REGISTRADAS NO TL2 (DEZ PRIMEIROS)

 


 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI

Últimas do seu time