O Portal Terceiro Tempo preparou um especial para a Copa do Mundo 2014, com entrevistas, vídeos, culinária e outros quesitos, que só o TT pode unir para para você

O Portal Terceiro Tempo preparou um especial para a Copa do Mundo 2014, com entrevistas, vídeos, culinária e outros quesitos, que só o TT pode unir para para você

Especial Copa do Mundo: Diogo Miloni, Ednilson Valia, Marcos Júnior, Kaique Lopreto, Kennedy Andrés, Roberto Gozzi, Thiago Tufano e Túlio Nassif, Silvio Luiz

Twitter: @mnterceirotempo

Facebook: Terceiro Tempo

 

A seleção colombiana de futebol nunca foi muito longe em Copas do Mundo - o melhor desempenho foi em 1990, quando se classificou para as oitavas de final -, mas sempre foi uma equipe muito respeitada no fortíssimo futebol sul-americano. Afinal, Los Cafetones sempre deram muito trabalho aos tradicionais times do Brasil e da Argentina nas eliminatórias do continente.

O principal título da história da Colômbia no futebol veio em uma Copa América. Em 2001, em torneio disputado em território colombiano, o time da casa desbancou a favorita seleção brasileira - que foi eliminada pela frágil equipe de Honduras -, e derrotou na decisão o México, pelo placar de 2 a 0. O destaque colombiano foi Víctor Aristizábal, artilheiro da competição com seis gols marcados.

E é impossível falar de seleção colombiana de futebol e não se lembrar do folclórico meia Carlos Valderrama. O recordista de jogos pelos Los Cafetones, com 111 partidas disputadas, se notabilizou não apenas pelo seu bom futebol, mas também pela sua inconfundível cabeleira loira.

Nas eliminatórias para a Copa de 2014, a Colômbia teve um desempenho impressionante. Ficou em segundo lugar, atrás somente da fortíssima Argentina de Messi, com 30 pontos somados de 48 possíveis.

O treinador que comandará a seleção colombiana no Mundial do Brasil será o argentino José Néstor Pékerman, que está à frente de Los Cafetones desde 2012.

Pékerman foi um futebolista de não muito sucesso. Defendeu em sua carreira dois times, o Argentinos Juniors, de 1974 a 1977, e o Independiente Medellín, de 1977 a 1981, quando pendurou as chuteiras.

Começou a sua trajetória como treinador em alguns times de base do futebol argentino. Em 2004, com após a renúncia de Marcelo Bielsa, Pékerman assumiu a seleção argentina de futebol. Comandou a Alviceleste na Copa de 2006, sendo derrotado nas quartas-de-final pela Alemanha, dona da casa, na disputa por pênaltis.

Para os analistas do portal Terceiro Tempo, José Pékerman deve montar a sua equipe para a Copa de 2014 no esquema 3-5-2. O time base deverá ter os seguintes jogadores: Ospina; Zapata, Perea e Valdez; Armero, Guarin, Zúñiga, Sanchez e Cuadrado; Falcão e Rodríguez.

O grande problema para José Pékerman é exatamente não saber se poderá contar com seu melhor jogador para a Copa. Falcão Garcia, um dos melhores centroavantes do mundo atualmente, segue se recuperando de lesão, e sua presença no Mundial ainda é incerta.

 

- A Colômbia vai participar de sua quinta Copa do mundo

- Sua melhor participação foi em 1990, quando chegou às oitavas-de-final

- O  único título é a Copa América de 2001

- Falcão Garcia é considerado um dos melhores atacantes do mundo, é nele que a Colômbia mantém a esperança de fazer um bom mundial

- Apenas três jogadores foram convocados que jogam na Colômbia

0 a 10 - Colômbia

0 -Lesão de Falcao Garcia - principal nome da equipe sul-americana, o atacante do Mônaco, Falcao Garcia, rompeu o ligamento anterior cruzado do joelho esquerdo e tornou-se o maior pesadelo para os torcedores de seu país. Entre os pré-selecionados, Falcao até pode se recuperar a tempo de disputar o Mundial, mas as faltas de confiança e de ritmo de jogo irão prejudicar o goleador.

1 - Faryd Mondragón - apesar de poder bater um recorde histórico de Roger Milla, o goleiro do Deportivo Cali é fraco tecnicamente e, aos 43 anos, pode prejudicar o setor defensivo da equipe.

2 - Zaga envelhecida - Yepes, Zuñiga e Zapata não são mais garotos e precisarão estar no auge da forma física para enfrentar os velozes ataques de Japão e Costa do Marfim.

3 - Grupo equilibrado - a Colômbia terá pela frente desafios bem dispares. A velocidade do toque de bola envolvente do futebol japonês; a força física e a técnica dos marfinenses; e o perigoso ferrolho grego.

4 -Pouca identidade nacional - nenhum dos jogadores de linha atua no futebol colombiano. Mesmo com Atlético Nacional e Independiente Santa Fé fazendo ótimas campanhas recentes na Copa Libertadores, seus destaques não foram lembrados.

5 - Substitutos de Falcao - Adrián Ramos, Carlos Bacca ou Jackson Martínez. Se Falcao García não disputar o Mundial, um dos três centroavantes pegará seu lugar. Os três fizeram ótimas temporadas em seus clubes, resta saber se estarão prontos para substituir o maior ídolo do país.

6 -Meio-campo habilidoso - James Rodríguez é dono da camisa dez, mas ao seu lado estão Freddy Guarín e Cuadrado, que podem dividir a responsabilidade da criação e também a repercussão das críticas. 

7 - Pekerman -  o argentino José Néstor Pekerman está à frente da Seleção Colombiana desde 2012, fazendo ótima campanha nas Eliminatórias e garantindo vaga a vaga para mais um Mundial.

8 - Campanha nas Eliminatórias - a Colômbia chegou até a liderar as Eliminatórias Sul-Americanas, mas foi ultrapassada pela Argentina. Em 16 jogos, foram 9 vitórias, 3 empates e 4 derrotas. Ficando em segundo lugar na classificação final.

9 - Experiência e juventude -o elenco colombiano mescla jovens valores e jogadores mais experientes. Em seu grupo, é a única seleção com favoritismo indiscutível.

10 - Geração talentosa - Em praticamente todas as posições a Colômbia tem destaques de nível mundial. Cuadrado, James Rodríguez, Guarín, Falcao Garcia, Jackson Martínez... São destaques em suas equipes e que ajudaram muito a seleção nas Eliminatórias.

 

Com bastante chance de classificar para a próxima fase da Copa do Mundo e fazer um belíssimo mundial, os colombianos chegam confiantes para a competição. Vestindo o tradicional amarelo, cor emprestada da bandeira do país para a camisa, os jogadores esperam honrar com orgulho esse manto.

 E para isso, a Seleção Colombiana deseja a cada Copa disputada, apagar da lembrança a terrível tragédia de 1994, quando o zagueiro Pablo Escobar, fora brutalmente assassinado. Ele marcou o gol contra que sacramentou a eliminação da equipe diante os Estados Unidos. Naquele fatídico dia, Escobar trajava o belo uniforme amarelo da seleção, o que seria o último de uma promissora carreira.

 Foi inspirada em clima de união que a fornecedora alemã Adidas, apresentou a nova camisa da Colômbia. O amarelo continua predominante, mas a inovação fica por conta da listra transversal azul seguida de diversas linhas azuis na mesma direção. E na parte de trás da gola, a frase #Unidosporunpais aparece estampada.

Rincón

Ele surgiu para o mundo na magnifica goleada da Colômbia sobre a Argentina por 5 a 0, em pleno estádio Monumental Nuñes nas eliminatórias de 1994 para a Copa do Mundo. Após passagens pouco vitoriosas pelo Real Madrid, Napoli, o meia virou volante no Palmeiras e reinventou a sua carreira fazendo enorme sucesso no futebol brasileiro, chegando ao ponto alto no Corinthians, campeão mundial em 2000. 

Clique aqui e veja a página na seção "Que Fim Levou?"

Falcao Garcia no Manchester City?

 Segundo o canal "Cuatro" e o tablóide "A Bola", o Real Madrid ainda está atrás de um atacante renomado. Sergio Agüero seria o nome da vez, assim, Falcao Garcia é o possível substituto dele no Manchester City. O Monaco, para não ficar de mãos abanando, receberia Di María.

Florentino Pérez (presidente do Real), Txiki Begiristain (diretor esportivo do City), Dmitry Rybolovlev (presidente do Monaco), Jorge Mendes, Peter Lim (ambos empresários) e o próprio Falcao se encontraram para tratar desta negociação. Desde os tempos de Atletico de Madrid, Agüero é um sonho para o Real. Falcao, que ainda se recupera de lesão e saiu de foco na França, poderia voltar a se destacar em cenário mundial. Di María, que vive a melhor temporada de sua carreira, iria para o Monaco para ser o grande destaque do time.

A seleção colombiana está fora dos mundiais desde 1998. O retorno, agora, em grande estilo, com uma classificação incontestável, atrás somente dos argentinos.

Falando em argentinos, o técnico colombiano é o hermano José Pekerman, que tem à disposição um elenco considerado o melhor formado no país em todos os tempos, melhor, inclusive, que aquele do cabeludo Valderrama e de René Higuita.

Grécia, Costa do Marfim e Japão são os adversários dos colombianos, cabeças-de-chave do Grupo C. Em tese, classificação fácil, mas o time pode sentir muito a falta do atacante Falcão Garcia, que ainda é dúvida, com lesão no ligamento anterior cruzado do joelho esquerdo.

 

O repórter Kaique Lopreto entrevistou o jornalista Silvio Lancelotti sobre o futebol colombiano. 

Clique aqui e veja a página de Silvio Lancelotti na seção "Que Fim levou?"

 

Especial Copa do Mundo - Silvio Lancelotti fala sobre a Colômbia by TerceiroTempo

Últimas do seu time