Torcida do Galo vem sendo cornetada nas redes sociais, enquanto os cruzeirenses são exaltados pelo papel nas arquibancadas. Foto: Pedro Souza/Atlético

Torcida do Galo vem sendo cornetada nas redes sociais, enquanto os cruzeirenses são exaltados pelo papel nas arquibancadas. Foto: Pedro Souza/Atlético

Atlético-MG e Cruzeiro vivem momentos históricos absolutamente distintos. Enquanto o Galo vem de títulos memoráveis no último ano e vem numa fase de altos investimentos há pelo menos três anos, a Raposa ainda tenta se levantar do pior momento de seus 101 anos de existência. O momento dos dois gigantes de Minas Gerais nas arquibancadas também é bem diferente, e nesse quesito quem está levando a pior é a torcida atleticana.

Historicamente, quem olha de fora para o futebol mineiro tem a imagem da torcida atleticana como a mais fiel, e que faz a maior e mais apaixonada festa nas arquibancadas. Esse é um daqueles clichês que o futebol brasileiro adora repetir. O que tem se visto no Mineirão, no entanto, é a torcida cruzeirense fazendo a diferença a favor de seu time, enquanto os atleticanos tem sido até ironizados nas redes sociais pela passividade e frieza em jogos do Galo.

Depois de um período de “trevas” e de amargar a disputa da Série B com a equipe jogando com portões fechados por conta da pandemia, o torcedor cruzeirense voltou ao Mineirão em 2021 com muita força. No jogo em que a equipe se despediu da temporada passada, quando já não disputava mais nada no campeonato o Cruzeiro viu sua torcida colocar quase 65 mil pessoas no estádio.

Veio a virada de ano, a Raposa viu a chegada de Ronaldo, que se tornou investidor d clube, e o torcedor se engajou ainda mais. Não por acaso, na campanha da Série B 2022, o Cruzeiro tem 100% de aproveitamento em casa, onde o clube tem média quase 40 mil pessoas por jogo.

Do outro lado, embora conviva com estádio cheio, o Galo viu sua torcida passar a ser alvo de muitas críticas nas redes sociais. Vídeos que circularam entre diversas torcidas mostraram a torcida do Corinthians calando o Mineirão em partida disputada na 19ª rodada do Brasileiro. Na última semana, o episódio se repetiu, com a torcida do Palmeiras fazendo uma grande festa e empurrando a equipe alviverde contra o Atlético em BH no jogo de ida das semifinais da Libertadores.

CONFIRA AS PECULIARIDADES DA TORCIDA DO GALO

No papel de “12º jogador”, quem aprece viver melhor fase hoje é o cruzeirense, que, no jogo contra o Bahia, por exemplo, pela 20ª rodada da Série B, cantaram do primeiro a último minuto e empurraram a equipe para a vitória mesmo com um jogador a menos, numa clara demonstração de que a torcida entendeu seu papel na reconstrução do clube.

 A FESTA DA TORCIDA DO CRUZEIRO

Dentro de campo, o momento das duas equipes também é distinto. Por incrível que pareça, em agosto de 2022, o torcedor mais satisfeito com sua equipe nesse momento é o cruzeirense, que vê a equipe sobrar na Série B e se organizar fora de campo. Os atleticanos, por outro lado, viram a equipe ser eliminado na Copa do Brasil e na Libertadores, e se afastou dos líderes no Brasileirão. Quem apostaria nesse cenário oito meses atrás?

Últimas do seu time