Rubro-negro bate o Vasco na decisão e comemora conquista do campeonato carioca de 2019

Rubro-negro bate o Vasco na decisão e comemora conquista do campeonato carioca de 2019

A rigor, pode-se dizer que todo campeonato é um desafio entre seus participantes para verificar, pelo menos teoricamente,  qual deles é o melhor.
 
Em se tratando de campeonatos regionais, a tese fica um tanto quanto desfigurada, já que esse desafio recai apenas entre os clubes grandes que os disputam, pela singela razão de possuírem equipes muito superiores às dos demais contendores. 
 
Na primeira força do futebol brasileiro, sabe-se que em São Paulo o título é disputado entre Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos; no Rio, entre Flamengo, Fluminense Vasco e Botafogo; em Minas, entre Cruzeiro e Atlético; no Rio Grande do Sul, entre Grêmio e Internacional. 
 
É claro que às vezes acontece de um desses clubes de menor porte, que eu chamo de coadjuvantes, conquistar o título estadual, mas quando isso ocorre o que temos não é mais do que uma exceção à regra. 
 
Com base nessa realidade, arrisquei prognosticar os futuros campeões estaduais de 2019, nos quatro maiores centros futebolísticos do país, quando clubes pequenos ainda estavam na disputa, participando da etapa classificatória. 
 
Sem a intenção deliberada de menosprezar os pequenos, declinei meu palpite levando em conta tão somente as equipes de ponta integrantes desses certames, pois o óbvio não se  discute, se assume. 
 
Consoante esse princípio, apontei Palmeiras, Flamengo, Grêmio e Cruzeiro como prováveis campeões de seus respectivos estados, por achar que essas eram as equipes mais bem preparadas no momento para lograr tal êxito. 
 
Por capricho do destino, errei minha previsão exatamente no campeonato paulista, no qual via o Palmeiras como o mais favorito entre os favoritos, por ter o melhor plantel, ser o atual campeão brasileiro e viver um momento técnico notoriamente superior ao dos outros três concorrentes de primeira grandeza. 
 
Nos demais estados, acabei acertando os campeões de 2019 ao apostar no rubro-negro carioca, no tricolor gaúcho e na raposa mineira. 
 
Não estou querendo com isso passar a ideia de ser pitonisa do futebol brasileiro, algo que não sou e nunca fui, até porque tenho certeza de que esses campeões estaduais figuravam na agenda de palpites de milhares de torcedores pelo país afora.
 
A finalidade é apenas observar que a gente se mantendo atento ao cotidiano do futebol sempre acaba tendo em mente quais são os mais prováveis candidatos a alcançar os títulos que disputam. 
 
Reforça a tese, em relação a esses campeões estaduais, o fato de que entre eles apenas o Corinthians, campeão paulista, não está na disputa da Libertadores deste ano, nem figurou entre os classificados para o torneio continental deste ano via Brasileirão e Copa do Brasil do ano passado. 
 
Mas isso não diminui a importância do título conquistado pelo alvinegro da Arena de Itaquera, haja vista que o alcançou em cima de um São Paulo em franca ascensão a partir do momento em que passou a ser tecnicamente comandado pelo bom e experiente Cuca. 
 
Digamos que o Palmeiras vacilou um pouco na disputa da semifinal, mas o simples fato de ter sido eliminado pelo São Paulo transmite a ideia de que o time de Fábio Carille venceu o Paulistão em cima de um adversário qualificado, que tem tudo para fazer uma grande campanha no campeonato brasileiros que vem aí. 
 
Fale com nosso comentarista Lino Tavares: Portal Terceiro Tempo, Rede de Mídia Brasil Online  (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte). Rede de Mídia Internacional Online (New York, Paris, Londres, Roma e Madrid), Revista Eletrônica GibaNet.com (São Paulo), Site Cota Jurídica.com (São Paulo),  Jornal Expresso Minuano-RS. Facebook: Lino Mídia Celebrities e Planeta Arte - Estrelas. E-mail: jornalino@gmail..com
 
Foto:  UOL
 

Compartilhe:
Imagem Nuvem de Notificações

Você também vai gostar

Últimas do seu time

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Pal
    13
  • 2 Atl
    12
  • 3 São
    11
  • 4 San
    10
  • 5 Int
    9
  • Veja tabela completa