Os mineiros praticamente abdicaram do ataque no Maracanã e marcaram na única conclusão ao gol

Os mineiros praticamente abdicaram do ataque no Maracanã e marcaram na única conclusão ao gol

 Do UOL, no Rio de Janeiro

Fiel ao estilo "reativo" característico de Mano Menezes, o Cruzeiro vencia o Fluminense por 1 a 0, com gol de Pedro Rocha, até os acréscimos do jogo. João Pedro, no entanto, aproveitou a última bola e deixou tudo igual, dando números finais à partida.

Os mineiros praticamente abdicaram do ataque no Maracanã e marcaram na única conclusão ao gol de Rodolfo. Com o resultado, tudo igual no confronto que decidirá o dono da vaga para as quartas de final da Copa do Brasil.

O Flu era superior em campo, mas foi castigado aos 12 minutos do segundo tempo, quando Robinho achou Pedro Rocha entre a linha defensiva do Flu. O atacante tocou rasteiro e saiu para a festa. O gol salvador veio no abafa do Flu, que buscou mais o resultado. A decisão do confronto será no dia 5 de junho, no Mineirão.
Quem brilhou: Pedro Rocha

Não foi só pelo gol, mas Pedro Rocha se salvou entre as várias atuações aquém do esperado no Cruzeiro. Egídio voltou ao time com sangue novo, mas o garoto precisou auxiliar muito o lateral para frear as descidas do Tricolor. Pedro Rocha não fez uma partida memorável, mas foi quem mais tentou no ataque, e ainda fez o que se espera dele. Na única finalização do Cruzeiro até aquele momento, não desperdiçou e estufou as redes do goleiro Rodolfo.
Quem foi mal: Rodriguinho

Rodriguinho não se encontrou em campo, assim como praticamente todo o time, mas virou o símbolo das sucessivas quedas de produção do Cruzeiro. Ficou sobrecarregado porque Robinho não rendeu, mas também não conseguiu fazer sua função, sendo desarmado com frequência e se tornando inoperante em campo. Para o azar de Mano, Thiago Neves, que seria um eventual substituto, ficou em Belo Horizonte por causa de uma indisposição.
Na seca! Fred segue sem marcar contra o Flu

Em seu quarto jogo contra o ex-clube, o atacante Fred teve atuação muito apagada no Maracanã, com direito a pisada na bola e aplausos irônicos da torcida do Flu. O camisa 9 foi vítima de um time muito sonolento e que praticamente abdicou do ataque na partida. Antes da noite de hoje, o centroavante havia reencontrado o Flu em três ocasiões pelo Atlético-MG.
Fluminense: domínio sem agressividade

O Fluminense fez um jogo que já vem sendo característico na temporada. O time foi muito superior ao rival no quesito posse de bola, trocou passes à vontade, mas assustou pouco o goleiro do Cruzeiro.

O time marcou presença no campo rival, aproveitando-se do recuo excessivo do adversário, mas levou mais perigo em arremates de longa distância. Com muitas baixas, Fernando Diniz ficou sem muitas alternativas para mexer na equipe. A aposta em João Pedro deu certo.
Cruzeiro sem poder de fogo

Mesmo que esteja acostumado a jogar com uma postura reativa, o Cruzeiro foi passivo demais e aceitou muito facilmente as ofensivas do Fluminense, que chegou a ficar com a bola 70% do tempo. Com um futebol preocupante e irreconhecível, a equipe deixou clara a estratégia pela retranca. Nos poucos momentos em que a Raposa tentou atacar, a bola queimou nos pés dos jogadores, neutralizados durante todo o primeiro tempo.

Após o intervalo, a postura mudou pouco, mas Robinho deixou Pedro Rocha em ótima condição, e o time acabou achando o gol na primeira finalização. Em vantagem, a equipe passou a arriscar outras jogadas, mas Mano não abandonou seu estilo, fechou o time e priorizou a vitória simples. O castigo veio no fim.
Cronologia do jogo

O Cruzeiro deu seu primeiro (e único) chute aos 12 minutos do segundo tempo e precisou apenas dele para abrir o placar. Em bom passe de Robinho, Pedro Rocha achou espaços na defesa e concluiu no gol. Depois, o Fluminense buscou o empate no fim com João Pedro, que aproveitou cobrança de escanteio na área e concluiu para o fundo da rede.
Garoto melhora o time

Em desvantagem, o técnico Fernando Diniz lançou as armas ofensivas que tinha em mãos. Ele colocou o jovem Marcos Paulo em campo, e o atacante deu mais velocidade e objetividade ao time. Em chute bem colocado, ele carimbou o travessão de Fábio.
Richarlison na área

Vendido pelo Flu ao futebol inglês, o atacante Richarlison esteve presente ao Maracanã e acompanhou seu ex-clube. Em um dos camarotes do estádio, o jogador vestiu a camisa tricolor e posou para fotos.
Garotos homenageados

Campeões da Copa Nike sub-15, um dos mais importantes torneios do mundo na categoria, os meninos do Fluminense entraram no campo do Maracanã e foram reverenciados pela torcida. Cria da casa, o atacante João Pedro cumprimentou os jovens.

Foto: Thiago Ribeiro/AGIF (via UOL)

Últimas do seu time